O primeiro vice-presidente do CRM-PB, Walter Azevedo, esteve presente na abertura do “1º Curso para Médicos Reguladores das Centrais de Regulação de Urgência do SAMU no Estado da Paraíba”, realizada na última sexta-feira (22), em João Pessoa. A capacitação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, teve como objetivo qualificar os médicos reguladores, que estão na linha de frente da organização do cuidado.
A Paraíba conta, atualmente, com sete Centrais de Regulação de Urgência, localizadas em João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Patos, Piancó, Sousa e Cajazeiras. O curso contou com a participação de 45 profissionais e foi realizado na sexta (22) e no sábado (23), com a elaboração da Carta de Encaminhamentos e a consolidação de propostas para o fortalecimento das Centrais de Regulação do estado.
“Esta capacitação é de suma importância para a qualificação dos médicos reguladores e, consequentemente, para a otimização da regulação de pacientes no Estado”, afirmou Walter Azevedo. Ele ressaltou ainda que o curso foi um dos encaminhamentos da reunião realizada mês passado entre a diretoria do CRM-PB e os diretores técnicos das Centrais de Regulação do SAMU.
O curso contou também com a presença do secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Patrick Almeida; da consultora técnica da Coordenação Geral de Urgência do Ministério da Saúde, Claudete da Silva; da representante da Superintendência do Ministério da Saúde na Paraíba, Ana Paula Fonseca; do presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, Antônio Eduardo Cunha; e da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino; além de gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde.