Em inspeção realizada na tarde de ontem (terça-feira, 14 de junho), na Unidade Mista de Saúde Frei Damião, no município de Lagoa de Dentro, a 75 km de João Pessoa e na micro região de Guarabira , foi constatado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) que o único hospital da cidade não conta em sua escala com médicos de plantão nas quartas e quintas-feiras. Além disso, o hospital não realiza qualquer tipo de exame laboratorial (hemograma, glicemia, urina, fezes), nem radiografias, que servem de auxílio no diagnóstico preciso das doenças.

“Sem realizar ao menos uma glicemia, o médico não tem como diagnosticar uma diabete, por exemplo. Sem raio X, não há como ver uma fratura, uma pneumonia. Para funcionar, um hospital deve ter, no mínimo, um laboratório e um raio X durante as 24 horas do dia”, explicou o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, que realizou a inspeção no hospital. Ele acrescentou que esta é a terceira vez que o Conselho visita o hospital e os mesmos problemas persistem.

“O hospital deveria ser interditado, mas para não causar mais problemas ainda à população, já que esse é o único hospital da região, resolvemos notificar a diretoria mais uma vez e esperar que os problemas sejam resolvidos. Mas queremos alertar à população: não procurem o hospital nas quartas e quintas, já que não há médico, e, em casos graves, sejam encaminhados diretamente para o hospital de Guarabira ou de João Pessoa”, destacou Eurípedes.

O diretor de Fiscalização disse ainda que o hospital não possui ambulância e as transferências para centros maiores são feitas em uma ambulância emprestada da prefeitura. “E essas transferências são constantes, já que é difícil para o médico diagnosticar diversas patologias, sem auxílio de exames complementares”, disse Eurípedes. Por isso, as providências urgentes solicitadas pelo CRM à diretoria do hospital são: regularizar a escala médica, providenciar uma ambulância e terceirizar (em caráter de urgência) laboratório e radiografia para os pacientes que procurem o hospital.

Hospital de Belém: faltam equipamentos de emergência

Na manhã desta quarta-feira (15 de junho), o diretor de Fiscalização do CRM-PB inspecionou também o Hospital Distrital de Belém, a 120 km de João Pessoa. De acordo com o relatório da fiscalização, o hospital não possui equipamentos imprescindíveis na emergência, como um desfibrilador. Também não conta com as comissões hospitalares obrigatórias, como a de infecção hospitalar. “Apesar disso, o hospital estava bem estruturado, com médicos de plantão e realizando exames laboratoriais e de radiografia”, afirmou Eurípedes Mendonça.

Abrigo de Idoso em Belém: condições degradantes

No município de Belém, o CRM, que faz parte do Comitê Permanente de Monitoramento de Abrigos de Idosos, visitou também o abrigo da cidade, mantido pela igreja católica, com cerca de 50 idosos. “O local estava em condições degradantes, higiene precária, falta de água nos banheiros, com fezes e urina pelo chão”, destacou Eurípedes. Na hora da fiscalização, não havia nenhum diretor responsável pela unidade, o que dificultou o trabalho até de checagem de informações. “Não havia ninguém que respondesse pela instituição, apenas auxiliares de serviços gerais”, disse o representante do CRM.

Também participaram da fiscalização o Promotor de Justiça dos Direitos do Cidadão, Valberto Lira e representantes do Conselho Regional de Farmácia, do Conselho Regional de Serviço Social, da Vigilância Sanitária Estadual, da Vigilância Sanitária Municipal, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Estadual do Idoso. O Comitê irá preparar relatório e encaminhar aos órgãos responsáveis.