O CRM-PB apresenta os números de respiradores e leitos de UTIs e Enfermarias instalados e ocupados nos principais serviços de saúde da Paraíba, referência para atendimento a pacientes com Covid-19. O Monitoramento Covid-19 do Conselho teve início em abril e é uma iniciativa da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB para discutir, semanalmente, com os diretores técnicos de diversas unidades de saúde do Estado, as condições dessas unidades durante a pandemia.

Ao longo dos últimos meses, foram coletadas informações de 19 serviços de saúde públicos e privados, através de um questionário elaborado pelo Conselho. O formulário reúne dados sobre número de leitos, ocupação em UTI e enfermarias, número de altas e óbitos, além da disponibilidade e uso de respiradores e profissionais afastados.

Coordenado pela segunda tesoureira e conselheira, Luciana Cavalcante Trindade, os dados do monitoramento foram coletados, semanalmente, desde o dia 19 de maio, e são exclusivamente relacionados aos casos suspeitos e confirmado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19.

O levantamento reúne informações de serviços de saúde de João Pessoa (Hospital Clementino Fraga, Hospital Nossa Senhora das Neves, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Hospital Santa Isabel, Hospital São Luiz e Unimed); de Campina Grande (Clínica Santa Clara, Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes e Hospital Pedro I), Cabedelo (Hospital e Maternidade municipal padre Alfredo Barbosa); Santa Rita (Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, Hospital Metropolitano e UPA 24h); Bayeux (UPA); Guarabira (UPA e Hospital Regional), Patos (Hospital Regional), Piancó (Hospital Regional) e Cajazeiras (Hospital Regional).

Confira aqui os dados de respiradores e leitos de UTIs e Enfermarias instalados e ocupados referentes ao período de 19 de maio a 30 de junho das 19 unidades de saúde que responderam aos questionários.