O CRM-PB deu início a campanha institucional #MédicosContraoCoronavírus, que tem o objetivo de orientar pedagogicamente os médicos nas unidades de saúde visitadas pela equipe do conselho. Durante as visitas, são apresentadas práticas para a prevenção de contaminação das equipes de trabalho e dos pacientes, em recepções e salas de espera. As orientações são fornecidas de acordo com a realidade das unidades visitadas.

A ação também reforça o apoio do CRM-PB ao trabalho dos médicos, especialmente daqueles que estão no front do atendimento, além de enaltecer a dedicação e amor dos profissionais.

Durante as visitas às unidades de saúde, os representantes do CRM-PB discutem as principais necessidades das equipes médicas, vendo de perto os desafios de cada cidade, suas limitações e oportunidades, além de estimular o trabalho que eles desenvolvem com os pacientes.

A primeira parada da campanha #MédicosContraoCoronavírus foi nas regiões do Curimataú e Seridó paraibanos. A equipe do CRM-PB esteve em unidades de saúde de Picuí, Cuité e Nova Floresta. Na próxima semana, as visitas seguem para o Sertão e Brejo e, em seguida, se estendem para demais regiões do Estado.

Picuí – Na cidade de Picuí, a 230 km de João Pessoa, a equipe do Conselho esteve no Hospital Regional Felipe Tiago Gomes. Na unidade, o CRM-PB não encontrou inconformidades, observando que o atendimento é feito por dois médicos clínicos, há EPIs suficientes, com reposição semanal, há também oito respiradores e equipe preparada e treinada para atender os casos de pacientes graves. Além disso, apesar de o hospital contar com uma entrada única, após a triagem, os pacientes suspeitos de Covid-19 são encaminhados para a área de isolamento. A equipe do CRM-PB sugeriu que a direção do hospital faça um planejamento para os casos em que seja preciso fazer a internação. “Os casos de pacientes leves são encaminhados para casa, os moderados e graves são admitidos na unidade, mas transferidos para referência em João Pessoa ou Campina Grande. Porém sabemos da necessidade de um planejamento para o caso dessas duas cidades estarem saturadas e seja preciso manter o paciente no hospital”, disse o conselheiro e membro da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza. Além dele, participou da visita o vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques.

Cuité – Durante as visitas do CRM-PB ao Curimataú e Seridó paraibanos, a equipe esteve também no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora das Mercês, em Cuité. De acordo com o vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques, o hospital tem sérios problemas estruturais que precisam ser resolvidos o mais breve possível. No entanto, o problema da falta de EPIs em estoque e o fluxo de pacientes foram resolvidos entre a quinta (23) e sexta-feira (24). No primeiro dia da visita, o CRM flagrou a escassez de máscaras cirúrgicas, álcool em gel e máscara N95. Além disso, o fluxo bidirecional, que deveria separar os pacientes suspeitos de Covid-19 dos demais, não estava funcionando.

Na sexta-feira (24), quando a equipe do CRM retornou ao hospital, foi recebido pela Secretária municipal de saúde, Adriana Selis, e pela diretora do hospital, Joelma Macedo da Fonseca. Elas mostraram que o hospital já estava abastecido com os EPIs necessários e o fluxo de pacientes foi direcionado corretamente. A unidade possui também cinco respiradores. “De forma emergencial, os principais problemas foram resolvidos após a nossa primeira visita”, disse o conselheiro e membro da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, que realizou as visitas junto com o vice-presidente.

Nova Floresta – No município de Nova Floresta, ainda na região do Seridó, a equipe do CRM-PB visitou a Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora das Graças. De acordo com o vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques, a unidade não tem condições de admitir pacientes de Covid-19, mas pode realizar o atendimento inicial. A unidade não possui respiradores e conta apenas com sala para atender urgências de casos simples. Os pacientes suspeitos leves de infecção pelo coronavírus são encaminhados para tratamento domiciliar. Já os moderados e graves são encaminhados para referência em João Pessoa. O CRM-PB orientou os profissionais quanto à necessidade do fluxo bidirecional para que não haja contato dos pacientes suspeitos de Covid-19 com os demais. “A cidade possui cerca de 10mil habitantes, e não possui hospital, apenas a unidade mista. No entanto, precisa direcionar o fluxo de pacientes”, explicou Antônio Henriques, que realizou as visitas ao Curimataú e Seridó com o conselheiro e membro da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.