O Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) interditou eticamente a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) II, no Sítio Lagoa do Padre, do município de Riachão do Poço, a 45 km de João Pessoa e na microrregião de Sapé. O Departamento de Fiscalização do CRM-PB encontrou 19 pendências no local que é o único posto de saúde da zona rural do município. A unidade de saúde está sem água, o que impossibilita a realização de curativos, tratamento dentário ou mesmo higiene pessoal dos funcionários. Outra pendência grave é o não funcionamento da única ambulância do posto, por estar quebrada.
De acordo com o diretor de fiscalização do CRM, Eurípedes Mendonça, as 19 pendências foram observadas desde maio deste ano. “Fiscalizamos o local no dia 10 de maio e havia várias não conformidades, como infiltrações nas paredes e mofo nas salas de vacina e farmácia, falta de extintor, o lixo não era armazenado corretamente, dentre outras. Demos um prazo de 30 dias para se adequarem às normas. Voltamos mais de cinco meses depois e a situação estava pior ainda”, explicou Eurípedes.
Segundo ele, com essas condições, a unidade de saúde não tem segurança para atender os pacientes, nem oferece a estrutura mínima de trabalho para os médicos. “Com a interdição ética, os médicos ficam proibidos de atender a população dessa forma. É um risco”, disse. Como a cidade possui apenas duas unidades básicas de saúde (uma rural e uma urbana), a população rural deverá procurar o posto de saúde da zona urbana.
Desde o início do ano até agora, o CRM-PB decretou 14 interdições em unidades básicas de saúde e hospitais da Paraíba. Desse total, apenas a UBSF de Caldas Brandão e o Hospital Arlinda Marques foram desinterditados. As unidades que continuam interditadas são: UBSF Santa Fé (Solânea), UBSF Bela Vista (Lagoa Seca), UBSF Aldeia Estiva Velha (Marcação), UBSF I Usina Santa Helena (Sapé), UBSF Roseira (Itapororoca), UBSF Boa esperança (Gurinhém), UBSF 6 João de Aristeu (Remígio), UBS Sindulfo Pequeno (Mulungu), UBSF Gravatá (Mulungu), UBSF X – São Francisco (Sapé) e Unidade Mista de Saúde de Puxinanã (Puxinanã).

O Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) interditou eticamente, no dia 7 de novembro, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) II, no Sítio Lagoa do Padre, do município de Riachão do Poço, a 45 km de João Pessoa e na microrregião de Sapé. O Departamento de Fiscalização do CRM-PB encontrou 19 pendências no local que é o único posto de saúde da zona rural do município. A unidade de saúde está sem água, o que impossibilita a realização de curativos, tratamento dentário ou mesmo higiene pessoal dos funcionários. Outra pendência grave é o não funcionamento da única ambulância do posto, por estar quebrada.