O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou, no dia 16 de agosto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mari, a 70 km de João Pessoa. A vistoria faz parte das ações proativas do Departamento de Fiscalização do Conselho.

A unidade disponibiliza sete leitos para observação, sendo dois pediátricos. No momento da vistoria, havia um paciente em observação. Conforme o relatório da fiscalização, a UPA funciona em prédio com estrutura obsoleta, mas que disponibiliza materiais, medicamentos e insumos. A escala médica proposta é composta por um único plantonista e está completa, não havendo sobrecarga de atendimentos.

Foram relatadas dificuldades na regulação dos pacientes, por negativa de vagas, principalmente, nos hospitais Metropolitano e São Vicente, em João Pessoa, e no Sá Andrade, em Sapé. Há também dificuldades no transporte de pacientes por negativa do SAMU e por não estar disponível equipamento para acompanhar pacientes graves, nem há transporte equipado. O hospital do município ainda não foi concluído.