No dia 6 de fevereiro, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou o Hospital São Luiz, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. A vistoria faz parte das ações proativas do Departamento de Fiscalização do Conselho.

A equipe de fiscalização constatou algumas inconformidades, como a falta de itens básicos nos consultórios médicos: lençóis para as macas, pia ou lavabo, toalha de papel, sabonete líquido, otoscópio, oftalmoscópio, dentre outros. Também foi verificada a falta de alguns medicamentos no serviço de urgência e emergência.

A unidade não possui centro cirúrgico, nem Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nem Central de Esterilização. Também não dispõe de ambulância para transferências e, quando necessário, o SAMU ou serviços privados fazem a remoção hospitalar.

Há um clínico de plantão 24 horas e o hospital estava com a escala médica completa. Há uma sala de ECG anexa à sala de reanimação, havia abastecimento adequado de oxigênio e faltavam grades de proteção lateral nas enfermarias.

O Hospital São Luiz possui contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece leitos de internação em clínica geral, pneumologia e ortopedia, além de leitos para internação de pacientes sintomáticos respiratórios. Atualmente, recebe somente pacientes encaminhados pela regulação municipal.

A ala destinada às internações do setor privado e convênios possui dez apartamentos com um total de doze leitos, mas apenas seis estavam ativos e um ocupado no momento da vistoria. Há um leito de isolamento SUS, que estava ocupado.

O relatório do CRM-PB foi enviado à direção técnica do hospital para conhecimento e correção das irregularidades apontadas.