Entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou 106 instituições de saúde do Estado. Os municípios que tiveram maior número de fiscalizações foram João Pessoa (31), Esperança (7), Guarabira (6), Campina Grande (5) e Araçagi (5). Durante o ano passado, o Conselho fiscalizou 265 unidades de saúde.

De acordo com os tipos de estabelecimentos, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) foram as mais vistoriadas, representando mais da metade do total. Foram 63 UBSFs; 17 hospitais; 5 policlínicas; 2 CAPs; 2 SAMU; 2 UPAs; 1 ILPIS; e 14 foram classificadas em “outros tipos”.

Ainda conforme os dados do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, o Ministério Público do Estado tem sido o maior demandante das vistorias nestas unidades, com 59 solicitações. Além das fiscalizações realizadas na Paraíba, o diretor do Departamento, Eurípedes Mendonça, participou este ano de 44 fiscalizações em outros Estados, com a equipe do Conselho Federal de Medicina.