Para combater a disseminação do coronavírus na Paraíba e proteger os profissionais de saúde, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) publicou recomendações aos médicos e gestores do Estado, no atendimento ambulatorial e hospitalar, tanto de entidades públicas, como privadas. De acordo com o documento do CRM, o atendimento à população de risco deve ser feito somente com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) fornecidos obrigatoriamente pelas unidades de saúde. Em caso de falta de EPI, o médico deve comunicar o responsável técnico do estabelecimento público ou privado, para que se tomem as medidas necessárias. Além disso, as unidades de saúde devem disponibilizar máscaras de proteção para os pacientes com sintomas gripais.

De acordo com as recomendações do CRM-PB, os consultórios médicos, clínicas e hospitais devem assegurar um espaço mínimo de um metro de distância entre as pessoas e, se necessário, garantir um espaço fora da sala de espera. Orienta-se agendamento por horário de pacientes e remarcação para os casos considerados de rotina e triagem em serviços de grande circulação de pessoas. Nos estabelecimentos públicos e privados, cada médico só deve atender até quatro consultas por hora, ou seja, no máximo um a cada 15 minutos, não podendo os pacientes ficarem aglomerados em fila de espera.

As autoridades sanitárias e os estabelecimentos de saúde devem restringir acompanhantes nas consultas e atendimentos, exceto nas condições em que seja imprescindível a presença. As autoridades também devem assegurar um quantitativo de profissionais de saúde sempre proporcional ao número de atendimentos e leitos disponíveis nas unidades de saúde.

A nota do CRM-PB recomenda ainda que, em caso de um eventual avanço da pandemia do Covid-19, os responsáveis técnicos dos estabelcimentos públicos e privados de saúde cancelem as cirurgias eletivas.