Para incentivar a doação de sangue neste momento da pandemia da Covid-19, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) lançou uma campanha para estimular a reposição dos estoques do Hemocentro da Paraíba. Desde o início do isolamento social, o número de doadores reduziu cerca de 70%. Em um vídeo, lançado nesta sexta-feira (3), e que conta com a participação da cantora paraibana Renata Arruda e do atleta olímpico Álvaro Filho, o Conselho alerta sobre a importância desta iniciativa, ressaltando que uma doação pode salvar até quatro vidas. Álvaro Filho foi um dos doadores de sangue para o tratamento de pacientes com a Covid-19.

“A doação de sangue é um gesto de solidariedade, que dura poucos minutos e é suficiente para salvar até quatro vidas. Pessoas acometidas por algumas doenças ou que sofrem acidentes precisam da transfusão de sangue e o Hemocentro precisa estar com esse material disponível. O CRM-PB se engaja nesta campanha e quer mostrar para a sociedade e para a classe médica que a doação é necessária”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

Durante a pandemia, o Hemocentro está agendando horários para doação, atendendo as orientações do Ministério da Saúde, Anvisa e Governo do Estado. O agendamento está disponível para qualquer data e horário de funcionamento da instituição, através do número (83) 3133-3473 (WhatsApp). Basta mandar uma mensagem com nome, data e horário da doação. Em Campina Grande, o agendamento é realizado pelo 3344-5475.⠀

O vídeo do CRM-PB pode ser acessado em seu perfil no Instagram (@crmparaiba) e em seu canal no Youtube (youtube.com.br/crmpb).

Critérios para doação:
– Ter 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do pai ou da mãe. Maiores de 60 só podem doar se já tiverem feito doações antes);⠀
– Estar bem alimentado;⠀
– Saudável (Se estiver gripado, resfriado ou com tosse é recomendado aguardar até ficar assintomático);⠀
– Ter dormido bem, no mínimo seis horas na noite anterior;⠀
– Pesar acima de 50 kg;⠀
– Não ter ingerido bebida alcoólica.⠀

Agendamento para doação em João Pessoa: 3133-3473 (WhatsApp)
Agendamento para doação em Campina Grande: 3344-5475