O Conselhor Regional de Medicina entrou na segunda-feira, dia 23/07/2007, com representação junto à Procuradria Regional da República na Paraíba, contra a abertura indiscriminada de novas escolas médicas no Estado. Cópia do documento também foi encaminhado para: – Secretaria de Ensino Superior (SESur) do Ministério da Educação (MEC); – Conselho Estadual de Educação; – Comissão de Educação Médica do Conselho Federal de Medicina. O presidente do CRM-PB, Dr. Dalvélio de Paiva Madruga, esclarece no documento que: “O CRM/PB tem defendido que as novas vagas em cursos de Medicina devem estar em consenso com a boa formação, qualidade do futuro médico, estrutura da escola, imperativo Hospital próprio ou conveniado, necessidade social, responsabilidade, compromisso e adequação à realidade do país”. “os novos cursos devem estar atrelados ao aumento proporcional ao aumento do número de vagas na Residência Médica – Pós Graduação Lato-sensu, pois Medicina é uma profissão que exige que seu currículo seja essencialmente prático”. Acrescenta ainda que: “Os graves problemas de saúde que afligem nosso povo serão resolvidos com saneamento básico, prevenção de doenças, melhor distribuição de renda, geração de empregos e investimentos adequados em educação. Adequada formação médica por faculdades qualificadas, apoio a pesquisa, aumento de vagas para a residência e educação médica continuada com valorização dos recursos humanos da Saúde poderão assegurar melhoria no atendimento”. Dr. Dalvélio Madruga encerra fazendo um outro alerta: “Preocupa-mos também, que médicos formados no exterior, com qualificação questionável, insistam em exercer a profissão sem a devida legalidade, isto é, sem revalidar diploma em nosso País. Acordo cultural não ampara essa situação. ”