O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) deu posse à Comissão de Ética Médica do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, de João Pessoa, na tarde desta quarta (23), em uma conferência virtual.

A Comissão, que tem mandato de até 30 meses, foi eleita democraticamente pelo corpo clínico do hospital no dia 30 de julho e é composta pelos membros efetivos: Gustavo Cartaxo Patriota, Louise Nathalie Queiroga Fontes Marques e Gilson Rodrigues Fernandes. Já os membros suplentes são: Uilanete Dantas de Carvalho, Luis Ferreira de Sousa Filho e Márcia Fernanda de Almeida Gadelha.

A solenidade contou a presença do presidente do CRM-PB Roberto Magliano de Morais, do segundo vice-presidente João Modesto Filho, do segundo secretário Walter Fernandes de Azevedo, do vice-corregedor Klecius leite Fernandes, dos médicos empossados e diretores do hospital.

Durante a cerimônia virtual, o presidente do CRM-PB explicou as atribuições das comissões de ética médica. “São prolongamentos do Conselho de Medicina nos hospitais e têm o papel de educar, fiscalizar, prevenir, conciliar e abrir sindicâncias para posteriores julgamentos, se necessário, pelo CRM”, disse.

As instituições de saúde que possuírem mais de 15 médicos têm obrigatoriedade de constituir a Comissão de Ética. O número de membros efetivos e suplentes será diretamente proporcional à quantidade de médicos da instituição. Eles são eleitos pelos médicos do hospital e têm um mandato de 30 meses.