O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros, empossou no dia 16 de janeiro deste ano, a Comissão de Ética Médica do hospital da Unimed, em João Pessoa. Composta por 16 membros, sendo seis efetivos e seis suplentes, esta foi a primeira comissão de ética do maior hospital particular da Paraíba. A solenidade foi prestigiada pela diretoria do CRM-PB, do hospital e da cooperativa médica.

“Vivemos um momento de grandes avanços tecnológicos na Medicina que, infelizmente, vem nos afastando dos pacientes. Temos a obrigação de resgatar a nossa dignidade profissional e trabalhar com ética. Essa comissão é uma extensão do CRM dentro do hospital e deve servir de exemplo para os demais colegas”, ressaltou João Medeiros.

O presidente da Unimed JP, Alexandre Magno, afirmou que a comissão empossada irá facilitar a funcionalidade do hospital. “Esse é mais um mecanismo de reflexão ao nosso papel como cidadãos e como médicos”, disse. Para o diretor do hospital, Hércules Trindade, a formação da Comissão de Ética é um momento histórico para a instituição. “Parabenizo os colegas que se disponibilizaram a fazer parte da comissão e acredito que eles nos darão suporte para administrar o hospital”, disse o diretor.

Participaram também da solenidade de posse o representante da Paraíba no Conselho Federal de Medicina (CFM), Dalvélio Madruga; o diretor de fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça; o corregedor do CRM-PB, José Mário Espínola; o vice presidente da Unimed JP, Demóstenes Cunha Lima; o diretor técnico do hospital, Wandeberg Albuquerque.

Os membros da Comissão de Ética Médica do Hospital da Unimed são: Beânia Lima Fernandes, Evanízio Roque Júnior, Giordano Jordão, José Nonato Spinelli, Carmem Coeli Melo e Maria Valéria Rodrigues Duarte (efetivos); Eduardo Sérgio Fonseca, Maria José Olivera Dias, Iêda Gonçalves Lopes, Maria Elisabete Queiroz, Márcio Gomes Ferreira e Douglas Michalane Teixeira (suplentes).