O ano de 2020 foi atípico. A pandemia de Covid-19 trouxe medo e incertezas, principalmente, aos médicos e demais profissionais de saúde. Mas foi também um ano em que o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) pôde mostrar o seu empenho e dedicação em prol dos médicos paraibanos. Foram meses difíceis, mas de intensas atividades, sempre em defesa da boa prática da Medicina, valorizando o médico e a saúde da população paraibana.

Apresentamos a seguir as principais ações desta diretoria no corrente ano:

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA
Em 2020, o CRM-PB trabalhou intensamente pela educação médica continuada. Foram realizadas diversas capacitações presenciais e virtuais, principalmente, sobre a Covid-19. Em fevereiro, antes mesmo do primeiro caso de infecção por coronavírus na Paraíba, o CRM-PB iniciou uma série de capacitações, dirigidas aos profissionais de saúde sobre a prevenção da proliferação da doença. Foram capacitados 830 profissionais de saúde. Ainda de forma presencial, foi realizado, em março, o curso de Reanimação Cardiovascular e Vias Aéreas Superiores.

A partir de junho, com as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) lotadas, o CRM-PB ofereceu o curso “Intubação e Manejo das Vias Aéreas” para os médicos da linha de frente, que atuavam nos hospitais referência com UTI Covid. Foram mais de 100 médicos capacitados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Piancó, Cajazeiras e Monteiro.

Com a necessidade do distanciamento social, as atividades da Educação Médica se expandiram para as redes sociais do Conselho. Ao longo do ano, foram realizadas 10 webinares e 17 lives sobre variados temas, envolvendo a Covid-19.

FISCALIZAÇÃO: VISTORIAS E INTERDIÇÕES
Em 2020, o CRM-PB realizou 242 fiscalizações em unidades de saúde públicas e privadas de 52 municípios paraibanos. Destas unidades fiscalizadas, 11 foram interditadas. Considerando que 2020 teve 253 dias úteis (excetuando-se os finais de semana e feriados), o Conselho realizou praticamente uma fiscalização por dia.

Do Litoral ao Sertão paraibano, o Departamento de Fiscalização do Conselho visitou hospitais, unidades básicas de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e clínicas. Um dos papeis do CRM é fiscalizar e denunciar as precárias condições a que os médicos são submetidos, cobrando ações dos gestores públicos. Desta forma, quando a equipe de fiscalização encontra inconformidades nas unidades de saúde, os médicos destes locais são interditados eticamente e proibidos de prestar seus serviços.

CAMPANHA MÉDICOS CONTRA O CORONAVÍRUS
Entre abril e dezembro de 2020, a campanha “Médicos Contra o Coronavírus visitou mais de 100 unidades de saúde de 82 municípios, percorrendo mais de 18 mil km, para conhecer de perto a estrutura oferecida pelos serviços de saúde no atendimento a casos suspeitos e confirmados de Covid-19. A ação também reforça o apoio do CRM-PB ao trabalho dos médicos, especialmente daqueles que estão na linha de frente do atendimento de pacientes com Covid.

Paralelo às visitas presenciais, o CRM-PB também realizou reuniões semanais virtuais com os diretores dos hospitais referência no tratamento da Covid-19 no estado para conhecer as condições dessas unidades durante a pandemia. Durante as reuniões, foi possível acompanhar os números de respiradores e leitos de UTIs e Enfermarias instalados e ocupados nos principais serviços de saúde da Paraíba.

Desde o início da pandemia, através da parceria com a psicóloga Maria Ângela Silva, o Conselho passou a oferecer apoio psicológico aos médicos da linha de frente.

 

NOTAS DE ALERTA E ORIENTAÇÕES
Com a pandemia, o CRM-PB publicou diversas notas técnicas e notas de alerta sobre os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, crescente ocupação de leitos e medidas de segurança para profissionais de saúde. O Conselho também publicou orientações aos médicos e à sociedade sobre como se proteger do coronavírus. Temas de alguns dos comunicados:

– UTI covid do Hospital de Clínicas de Campina Grande está com 100% de ocupação

– UTI Covid do Hospital Regional de Patos está com 95% de ocupação

– Hospitais do Sertão estão com alta ocupação de leitos Covid

– Atendimentos a suspeitos de Covid em hospital particular de João Pessoa está 32% superior ao período de pico da pandemia

– Suspensão de aulas presenciais no ensino superior e médio em João Pessoa

– Relatório sobre ocupação de leitos Covid na Grande JP e CG

– Aumento do número de casos de Covid-19 na Paraíba

– Nota técnica com medidas de proteção e segurança para profissionais de saúde

– Nota: CRM recomenda distanciamento social e desaprova aglomerações

– Nota técnica: Cloroquina e Hidroxicloroquina

– CRM reitera necessidade da Paraíba realizar mais testes da Covid-19 no próprio estado

REUNIÕES COM OUTRAS ENTIDADES
Durante o ano de 2020, a diretoria do CRM-PB participou de mais de 30 reuniões e audiências com diversos órgãos em defesa da saúde paraibana, como Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública, além de ter se reunido com gestores públicos e de hospitais para discutir problemas e soluções enfrentados pelos médicos do estado e a assistência à saúde da população. Mesmo com o distanciamento social, imposto pela pandemia de Covid-19, o CRM-PB continuou realizando essas reuniões, de forma online.

 

 

SECRETARIA (Serviços cartoriais)
Até 15 de dezembro de 2020, 955 novos médicos foram registrados no CRM-PB. Em virtude da pandemia, não houve a tradicional solenidade de entrega de carteiras profissionais. Porém em 16 de junho, o CRM-PB montou uma estrutura para fazer a entrega do documento para cerca de 50 novos médicos, em João Pessoa, respeitando as medidas de higiene e evitando aglomeração. No dia 26 de novembro, também foram entregues as carteiras profissionais a 14 médicos recém formados da Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras.

Já nos dias 11 e 12 de novembro, 70 novos médicos formados pela Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), em João Pessoa, fizeram a inscrição para solicitar a carteira profissional.

 

 CORREGEDORIA
As atividades da Corregedoria ficaram suspensas no primeiro semestre por conta da pandemia. Em agosto, os processos ético-profissionais, sindicâncias, audiências, atos instrutórios e sessões de julgamentos foram retomados após publicação de portaria do Conselho Federal de Medicina (CFM).
 

No dia 3 de agosto, o CRM-PB realizou a sua primeira Sessão do Pleno do Tribunal Regional de Ética Médica de uma plataforma virtual para a apreciação de um Processo Ético-Profissional. 

Antes disso, no dia 17 de julho, de maneira inédita, foi realizada a primeira Reunião Ordinária de Câmara de Sindicância em uma plataforma virtual. Na sessão de julgamento, foram apreciadas 11 sindicâncias pelos conselheiros integrantes da 3a Câmara de Julgamento do Tribunal Regional de Ética Médica do Estado da Paraíba. 

Ao longo deste ano, foram julgados 9 processos e instauradas 120 sindicâncias.

 

EVENTOS
A partir de abril de 2020, os eventos presenciais no CRM-PB foram cancelados e as atividades passaram a ser online, por conta da pandemia de Covid-19.

No início de março, ainda de forma presencial, foi realizado o III Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, no auditório do TCE-PB. O evento reuniu renomados palestrantes do Brasil e de Portugal e discutiu questões atuais que permeiam a bioética e o exercício da medicina, como terminalidade da vida e cuidados paliativos, da medicina personalizada à medicina de precisão, reprodução humana, autonomia e vulnerabilidade social, inteligência digital, dentre outros assuntos. Ainda em março, foi promovido o evento “Como preparar os serviços de saúde para Covid-19”, com a presença do secretário estadual de saúde e de secretários municipais de saúde, além de representantes de entidades médicas e sociedades de especialidades médicas. No mesmo mês também foi realizado o evento “Infecções Genitais”, pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba (Sogopa) e que contou com o apoio do CRM-PB.

Ao longo do ano, diversas discussões e debates foram realizados em formato de lives e webinars: “Como manter a saúde mental em meio à pandemia de Covid-19?”, “Doenças endócrinas e Covid-19”, “Como se preparar para a resposta à superlotação e crise da Covid-19”, “Atendimento às gestantes, parturientes e puérperas durante a pandemia”, “Tendências da epidemia e impactos na Paraíba”, “Covid-19 e Pediatria”, “Diagnóstico e tratamento da Covid-19 na fase inicial da doença”, “Covid-19 e Oncologia”, “Interpretação laboratorial na Covid-19”, “Pele e Covid-19”, “Médico candidato”, “Tratamento medicamentosos dos casos avançados de Covid-19”, “Como diagnosticar arboviroses em meio à pandemia de Covid?”, “Covid-19 e Doenças Cardiovasculares”, “Prevenção e diagnóstico de doenças do aparelho digestivo”, “Prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço”, “Modelo inovador de gestão da saúde”, “Luto – Realidade e enfrentamento”, “Como a pandemia está mudando as práticas de segurança do paciente”, “Resiliência”, “Prevenção ao Suicídio” e “Limites éticos x Marketing”.

Em outubro, o CRM-PB realizou a Semana do Médico, com programação totalmente online, que contou com homenagens aos profissionais e debates sobre o impacto da pandemia na rotina de trabalho, ética médica e telemedicina. Também no segundo semestre foram realizados os seguintes eventos: lançamento da “Cartilha para Médicos Candidatos”, lançamento do “Protocolo de Assistência Obstétrica – Rede Cegonha” e o II Fórum de Publicidade Médica.

POSSE DE CÂMARAS TÉCNICAS
Em 2020, o CRM-PB deu posse a 20 câmaras técnicas de forma online. As Câmaras Técnicas são órgãos consultivos de assessoramento técnico para discutir e aprofundar assuntos pertinentes a cada especialidade médica. São compostas por especialistas experientes em suas áreas, colegas com reputação ilibada e que vão contribuir com o Conselho, quando necessário.

Foram empossados membros das seguintes Câmaras Técnicas: Acupuntura, Anestesiologia, Cirurgia Geral e Coloproctologia, Cirurgia Vascular, Bioética, Alergia e Imunologia, Cardiologia, Cirurgia Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cuidados Paliativos, Dermatologia, Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia, Endocrinologia, Mastologia, Hematologia, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia.

 

POSSE DE COMISSÕES DE ÉTICA MÉDICA
Em 2020, foram empossadas Comissões de Ética Médica de quatro hospitais paraibanos. Em março tomaram posse, de maneira presencial, os membros da Comissão da Maternidade Frei Damião. De forma online, foram empossadas as comissões do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em 14 de julho, do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL), em 23 de setembro, e do Hospital Napoleão Laureano, em 11 de novembro.

 

PUBLICAÇÃO DE LIVROS E E-BOOKS
Este ano, o CRM-PB lançou quatro publicações. Em outubro, foi lançada a Cartilha do Médico Candidato, com o objetivo de informar e orientar os médicos candidatos a cargos eletivos e a sociedade sobre os limites éticos e jurídicos entre a atuação profissional e a campanha eleitoral.

Durante a Semana do Médico 2020 também houve o lançamento do livro “Temas de Medicina (prosa e verso)”, do pediatra Sebastião Ayres de Queiroz, membro da Academia Paraibana de Medicina e da Academia Paraibana de Poesia. Este é o sétimo livro que publica, além de livretos e cordéis que versam sobre a promoção da saúde e prevenção de enfermidades.

Já no dia 27 de novembro houve o lançamento do livro “Protocolo de assistência obstétrica – Rede Cegonha”, de autoria das médicas Alba Rejane Wanderley Espínola, Aureliana Barboza da Silva Nóbrega, Eva Betania Pires Martins Oliveira, Juliana Silveira de Mello Lula Ayres, Maria Neirismar Dias de Morais Souto, Renata de Medeiros Wanderley Gadelha, Sabina Santos Maia, Sandra Albuquerque Farias, Tatiana Viana Fragoso Vieira e Viviane Meneghetti Ugulino Azevedo Isidro. A publicação tem o objetivo de nortear as boas práticas da obstetrícia e implantar um protocolo de condutas unificado nas instituições de saúde do Estado, além de ser uma referência para as residências médicas do Estado.

O CRM-PB também publicou o e-book “Orientações para uma boa publicidade médica”. De autoria dos conselheiros e então membros da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) Luciana Cavalcante Trindade, Arlindo Monteiro de Carvalho Júnior e Cláudio Orestes Britto Filho, a publicação reúne perguntas e respostas sobre publicidade médica, destaca os erros mais comuns, oferece dicas para divulgações eticamente adequadas, disponibiliza leis e decretos sobre o tema e fornece links e vídeos sobre o assunto.

As publicações estão disponíveis no site do CRM-PB www.crmpb.org.br.

 

COMUNICAÇÃO
No ano de 2020, o CRM-PB intensificou suas atividades de comunicação, aumentando sua atuação nas redes sociais, sendo fonte de entrevistas constantes em rádios, TVs e portais de notícias, além de ter produzido inúmeros vídeos, lives e webinares. A intensa presença do CRM-PB nas mídias foi uma forma de informar médicos e sociedade, principalmente, sobre os cuidados e forma de se prevenir contra o novo coronavírus, mostrando as ações do Conselho.

Redes sociais: 850 posts
Informativo online: 25
Produção de releases (textos de divulgação): 84
CRM-PB na mídia: 911 matérias publicadas em TVs (185), rádios (99), portais (627) em que o CRM-PB foi fonte de informação ou citado.
Produção de vídeos: 51
Transmissões ao vivo pelo Youtube: 9
Webinars: 10
Lives: 17

 

Spotify Flickr Facebook Youtube Instagram
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.