13 de outubro de 2011

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) realiza nesta sexta-feira (14) o seminário Dilemas Éticos em Ginecologia e Obstetrícia no auditório da entidade. O evento faz parte das comemorações do Dia do Médico (18 de outubro) e objetiva discutir temas relevantes na área.

Nesta quinta-feira (13), às 20h, o pediatra e professor da Universidade de Brasília, Antônio Márcio Junqueira Lisboa, abre o evento com a conferência “Os médicos de ontem e de hoje”. Amanhã (sexta-feira), o seminário será iniciado, às 9h, com a palestra “Os limites da responsabilidade civil do médico. Como os juízes fazem conta, calculam danos e antecipam tutela”, proferida pelo advogado Wilson Sales Belchior, membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da OAB e presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/PB.

Em seguida, às 10h, será a vez da Mesa Redonda sobre “Contracepção – A lei do Planejamento Familiar”, coordenada pelo médico Roberto Magliano de Morais e que terá com debatedores arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, o ginecologista João Benedito Vinagre e a advogada Enylanne Pontes Cruz.

À tarde, às 14h, o evento continua com a Mini Conferência “Diagnóstico Pré-natal e realização de procedimentos invasivos. Por que realizar se a gestação não pode ser interrompida?”, com o médico Eduardo Borges da Fonseca. Já às 15h será realizada a mesa redonda sobre “Interrupção da gestação em caso de malformações incompatíveis com a vida: opinião religiosa, médica e jurídica”, coordenada pelo médico Geraldez Tomaz e que terá como debatedores o pastor Emerson Barros (Igreja Batista de Manaíra), a médica obstetra Melânia Maria Amorim e o procurador Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Valle Filho.

O evento segue sábado (15) com a palestra, às 9h, da advogada Enylanne Pontes Cruz sobre “A defesa do ginecologista e obstetra em nível, penal e administrativo”. Às 10h será realizado um Julgamento Simulado com a participação dos médicos Gilka Paiva, Tatiana Fragoso e Francisco Marcelo.