O presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, e o Diretor do Departamento de Fiscalização do conselho, João Alberto Pessoa, participaram de uma reunião online, nesta terça-feira (25), com a diretora técnica do Complexo Hospitalar de Ortotrauma de Mangabeira, em João Pessoa, Renata Freitas, para discutir as inconformidades encontradas durante a vistoria realizada pelo conselho na última segunda-feira (24).

“Solicitamos providências e informamos que o relatório da fiscalização foi encaminhado para o Prefeito e Secretário de Saúde, com prazo para corrigir os graves problemas de higiene, estrutura e escala médica”, disse o presidente do CRM-PB.

Durante a fiscalização realizada pelo Conselho no hospital, foram identificadas diversas inconformidades, como estrutura predial e higiene precárias (vazamentos, paredes sujas, infiltrações, presença de barata), falta de privacidade e roupa de cama nos leitos, iluminação e ventilação insuficientes, falta de medicamentos, espera superior a sete dias por cirurgia, além de escala médica incompleta nos sábados e domingos.

Segundo o relatório do Departamento de Fiscalização, nas condições que se encontra, o hospital traz grande risco para o atendimento à população e ao exercício profissional da medicina. Nos últimos três anos, já foram realizadas nove vistorias na unidade e uma interdição ética em um dos centros cirúrgicos.

O relatório da vistoria será encaminhado à direção técnica do hospital, à Secretária de Saúde do Município, Promotoria de Justiça, Vigilância Sanitária e ao Conselho Regional de Enfermagem.