O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Roberto Magliano de Morais, deu posse, na última quinta-feira (22), à Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A solenidade também contou com a presença do 1º vice-presidente do CRM-PB, Antonio Henriques de França Neto. Esta é a primeira composição da Comissão de Ética Médica do HUAC desde que a instituição passou a integrar a Rede Ebserh, em dezembro de 2015.

Tomaram posse como membros da Comissão de Ética os seguintes profissionais: Ana Cláudia Andrade Lucena, Carlos Alexandre Galdino de Araújo, Gonçalo Aniceto Vieira de Sá, Lilian Soraia Pereira Mendes Estrela, Max Joffily de Souza e Valeriano Soares de Azevedo.

Os seis integrantes foram escolhidos em setembro, durante processo coordenado pelo chefe da Divisão Médica, Valdevino Pedro Messias Neto. Já a Comissão Eleitoral foi composta pelas médicas Flávia Mentor de Araújo (presidente) e Lígia Cristina Lopes de Farias e pelo médico André Luiz Diniz Castro.

O presidente do CRM-PB explicou que a comissão de ética médica é um prolongamento do Conselho no hospital e tem o papel de educar, fiscalizar, prevenir, conciliar e abrir sindicâncias para posteriores julgamentos, se necessário, pelo Conselho Regional de Medicina. “A comissão representa o Conselho, trabalhando de maneira preventiva e avaliando os aspectos éticos”, acrescentou Roberto Magliano de Morais, destacando que o CRM tem compromisso com a defesa do exercício ético da medicina e com a saúde pública de qualidade.

“Essa comissão que agora toma posse no Hospital Universitário, dentre outras questões, tem a missão de fiscalizar o exercício da atividade médica, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão”, afirmou o superintendente do HUAC, professor Homero Rodrigues.