Os 60 anos do Conselho Regional de Medicina da Paraíba foram comemorados na noite de 25 de agosto de 2018, em sua sede, em João Pessoa, com uma vasta programação, que reuniu médicos, conselheiros, familiares e autoridades. O evento contou com a palestra do médico, padre e professor Aníbal Gil sobre “Saúde e Espiritualidade”, a obliteração de selo comemorativo, o lançamento de dois livros, além de um coquetel de confraternização.

“Estamos reunidos hoje aqui, em uma noite memorável, para comemorar os 60 anos do CRM-PB e relembrar o 25 de agosto de 1958, quando um grupo de médicos, no consultório do Dr Antônio Dias dos Santos, traçou as diretrizes que fundariam o Conselho Regional de Medicina da Paraíba”, destacou o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, durante a solenidade de comemoração.

Ele ressaltou que nesses 60 anos, a entidade ampliou sua área de atuação, envolvendo-se na qualificação profissional, na defesa da Medicina e da sociedade, com a fiscalização de unidades de saúde, a defesa da dignidade profissional e contra a abertura indiscriminada de escolas médicas. “Nessas duas décadas como conselheiro do CRM-PB e nos quase dez anos como presidente, vi de perto as dificuldades da saúde brasileira, com problemas crônicos que, por muitas vezes, parecem insolúveis”, destacou.

“Apesar disso tudo, ainda acredito que temos motivos para nos envaidecermos de nossa profissão, pois somos responsáveis por cuidar do paciente, de fazemos o contato olho no olho e diminuirmos suas dores”, completou João Medeiros. Ele ainda agradeceu o apoio dos conselheiros, funcionários e Conselho Federal de Medicina na realização da solenidade que marcou os 60 anos do CRM-PB.

O conselheiro federal, Dalvélio Madruga, participou do evento representando o presidente do CFM, Carlos Vital, e falou da satisfação em fazer parte da história do conselho. “Trago hoje os parabéns da diretoria do CFM ao nosso CRM. Infelizmente, por motivos de força maior, eles não puderam participar desta solenidade”, disse. Ele ainda destacou que se orgulha em ter exercido a presidência do CRM-PB, quando foi inaugurada a nova sede, que também sedia a Academia Paraibana de Medicina e o Museu da Imagem e do Som, que guarda os registros dos primeiros médicos paraibanos.

O médico Antônio Soares Fonseca, autor de um dos livros lançados na noite da comemoração, “Uma Biografia Fantástica: Turma de 1971”, também falou aos presentes. “Só tenho a agradecer esse reconhecimento e fico feliz em deixar esse legado para a classe médica, contando a história de uma turma que temos orgulho de pertencer”, disse. O outro livro lançado, de autoria do médico Aucélio Gusmão, foi “Ensinamentos que a vida nos traz”.

Dentre as autoridades presentes ao evento, compuseram a mesa da solenidade: João Medeiros Filho (presidente do CRM-PB), Dalvélio Madruga (conselheiro federal), Alfredo Fernandes Filho (superintendente estadual da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na Paraíba), professor Aníbal Gil, Débora Cavalcanti (presidente da Associação Médica da Paraíba), Ricardo Maia (presidente da Academia Paraibana de Medicina), Flávio Sátiro (representando a Academia Paraibana de Letras), Paulo Valério Nóbrega (diretor executivo da Sicred) e André Soares Dubeaux (presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco).

Selo comemorativo – O superintendente dos Correios na Paraíba, Alfredo Fernandes Filho, realizou a obliteração do selo comemorativo dos 60 anos do CRM-PB durante a solenidade. Foram convidados para fazer a obliteração o professor Aníbal Gil, a presidente da Associação Médica Débora Cavalcanti, o presidente da APMED Ricardo Maia, o conselheiro federal Dalvélio Madruga e o presidente João Medeiros Filho. O selo, além de registrar o evento, poder ser usado em correspondências nacionais e internacionais, como souvenir ou como parte de coleções.

Saúde e espiritualidade – O professor, médico e padre Aníbal Gil proferiu palestra sobre “Saúde e Espiritualidade” e envolveu a plateia por cerca de 1 hora, com palavras francas e sábias. Logo no início, ele definiu o que é o ato médico para ele: “A Medicina teve início quando alguém se debruçou sobre o outro para curar sua dor, para lhe devolver sentido à vida. Esse é o ato médico em sua essência”. Para ele, a busca pelo sentido da vida do outro é a verdadeira espiritualidade, que não precisa, necessariamente, estar ligada à religiosidade.

Ele falou que, com a evolução tecnológica na Medicina, o médico vem perdendo essa capacidade de se debruçar sobre o outro. “Desenvolvemos muito a parte científica e técnica de nossa profissão, mas estamos perdendo o contato com o paciente. A vida humana vai além do corpo físico, por isso precisamos buscar o bem estar como um todo”, afirmou o professor.

“Só seremos realmente felizes se encontrarmos o espírito de nossas vidas. O médico precisa ajudar a compreender isso, a fazer o paciente encontrar sua natureza. Será que nós médicos somos capazes de fazer o paciente chegar mais perto da felicidade? Deixo aqui um apelo: que a gente busque, como médico, o sentido da vida, para partilharmos. Encontraremos esse sentido quando deixarmos o supérfluo e percebermos que só o que é fundamental nos faz feliz”, disse.

Ao final, Aníbal Gil parabenizou o CRM-PB pelos 60 anos de fundação e pela solenidade realizada. “Que este seja um marco importante para que o CRM-PB continue sendo um dos elementos fundamentais que faça com que o ato médico seja sempre esse encontro de vida entre médico e paciente”.