O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) está oferecendo treinamentos voltados aos médicos que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais referência para o tratamento da Covid-19. A capacitação é gratuita e tem como temas intubação, manejo das vias aéreas, ventilação mecânica protetora, interpretação de gasometria, manejo de bloqueadores, distúrbio hidroeletrolíticos, drogas anestésicas e sedação em terapia intensiva.

Nesta quinta (7) e sexta-feira (8), o curso irá capacitar 32 médicos de João Pessoa, divididos em oito turmas, com aulas teóricas e práticas, na sede do CRM-PB. Na próxima semana, o curso será oferecido em Campina Grande. “Neste momento de pandemia e grave situação sanitária por que estamos passando, vimos a extrema necessidade de capacitar os médicos da linha de frente, principalmente os que estão nas UTIs”, ressaltou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

Cada turma contará apenas com quatro alunos, todos usando máscaras e equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários, conforme as orientações das autoridades de saúde. “O CRM tem também o papel de capacitar os médicos, por isso temos um programa de educação médica continuada permanente. Os temas que serão abordados de forma teórica e prática e serão importantíssimos, principalmente, para os médicos que estão nesta batalha contra a Covid-19”, completou o coordenador do Programa de Educação Médica Continuada do CRM-PB, João Modesto.

Ele lembrou que, desde o início de fevereiro, o Conselho vem promovendo atualizações científicas sobre o coronavírus, com palestras nas quais participaram mais de 800 médicos e outros profissionais de saúde, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. Em março, o CRM-PB também realizou palestras com diretores de hospitais, clínicas e gestores públicos sobre como preparar os serviços de saúde para o enfrentamento à Covid-19. Além disso, a diretoria tem se reunido semanalmente, via teleconferência, com diretores de hospitais públicos e privados. João Modesto ainda acrescentou que as capacitaçãos deverão ser ampliadas e abertas novas turmas, em breve.