intubacao-site-julho-internaO Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) vai capacitar gratuitamente médicos que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais referência no tratamento da covid-19, nesta quarta (14) e quinta-feira (15). O curso será realizado na sede do CRM-PB, em João Pessoa, e terá como temas intubação, manejo das vias áreas, ventilação mecânica protetora e interpretação de gasometria. Para participar, é preciso inscrever-se previamente pelo site crmpb.org.br ou pelo telefone (83) 99992-9728.

O presidente do CRM-PB e coordenador da Educação Médica Continuada do Conselho, João Modesto Filho, ressaltou que o Conselho realiza capacitações periódicas e gratuitas aos médicos do estado. “O CRM tem também o papel de capacitar os médicos, por isso temos um programa de educação médica continuada permanente. Com o crescimento do número de médicos atuando em UTIs vimos a necessidade de oferecer este tema, abordando tanto a parte teórica, como a prática”, afirmou João Modesto.

O curso tem a coordenação do segundo secretário do CRM-PB, Walter Azevedo, e será ministrado pelos médicos Humberto Arcoverde, Homero Max, Igor Carvalho, Edvan Benevides Júnior e Paulo Tarcísio Neto. “Seguimos todos os protocolos sanitários, com distanciamento, uso de máscara e higienização constante das mãos. Separamos os alunos em quatro turmas distintas para não haver aglomeração e realizaremos o treinamento em nosso auditório que tem capacidade para 200 pessoas”, explicou Walter Azevedo.

João Modesto acrescentou que, no ano passado, o CRM-PB capacitou mais de 200 médicos com este treinamento sobre intubação e, este ano, 80 profissionais já participaram do curso. Além disso, o Conselho também promoveu palestras e atualizações científicas, reuniões com diretores de hospitais, clínicas e gestores públicos, auxiliando no combate ao coronavírus. O CRM-PB vem também realizando visitas e fiscalizações em diversas unidades de saúde em todas as regiões do estado.