O ano de 2021 foi intenso e produtivo para o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB). Após um ano da pandemia de covid-19, o CRM-PB continuou se aproximando cada vez mais dos médicos paraibanos, realizando atividades online e presenciais (seguindo os protocolos de segurança). Durante o ano, o CRM-PB mostrou o seu empenho e dedicação em prol dos médicos paraibanos, valorizando os profissionais e a saúde da população.

Apresentamos a seguir as principais ações da diretoria.

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Em 2021, o CRM-PB trabalhou intensamente pela educação médica continuada. Com o agravamento da pandemia de covid-19 no primeiro semestre, o Conselho intensificou os cursos de “Intubação e Manejo das Vias Aéreas” para os médicos da linha de frente, que atuavam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os cursos foram realizados em João Pessoa, Sousa e Patos.

No segundo semestre, o CRM-PB iniciou a capacitação sobre “Carreira Médica”, sendo oferecida diversas turmas, abrangendo médicos de Patos, Cajazeiras e João Pessoa. Na Capital, o debate foi realizado com os médicos residentes e com alunos do último semestre do curso das faculdades Famene e Unipê.

Em novembro, o CRM-PB realizou o Encontro de Educação Médica em Diabetes, um evento presencial, em João Pessoa, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia seccional Paraíba. O CRM-PB também realizou o curso de Antibioticoterapia, na cidade de Monteiro, em setembro; e o curso de Reanimação Cardiopulmonar em Campina Grande, em outubro.

 

FISCALIZAÇÃO: VISTORIAS E INTERDIÇÕES

De janeiro a 10 de dezembro de 2021, o Departamento de Fiscalização do CRM-PB realizou 370 fiscalizações em unidades de saúde públicas e privadas de todo o estado da Paraíba. Foram realizadas 117 inscrições definitivas de Pessoa Jurídica e 20 inscrições provisórias. Neste mesmo período, foram interditadas eticamente os médicos que trabalham em doze unidades de saúde e cinco ainda permanecem interditadas.

No segundo semestre de 2021, o Departamento de Fiscalização iniciou vistorias em todas as Unidades Básicas de Saúde de João Pessoa e reuniu-se diversas vezes que os gestores municipais para relatar e discutir as condições estruturais e de atendimento nestas unidades. Um relatório com todas as informações sobre os 97 prédios onde atuam 203 equipes de saúde da família será entregue à Secretaria de Saúde Municipal até o final de dezembro.

Um dos papeis do CRM é fiscalizar e denunciar as precárias condições a que os médicos e usuários estão submetidas, cobrando ações dos gestores públicos. Neste ano de 2021, o Departamento de Fiscalização adotou uma postura proativa, vistoriando hospitais, unidades básicas de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e clínicas.

 

NOTAS DE ALERTA E ORIENTAÇÕES

O CRM-PB publicou, em 2021, diversas notas técnicas, recomendações e notas de alerta sobre assuntos relacionados, principalmente, à pandemia de covid-19. No primeiro semestre do ano, com o aumento do número de casos de pacientes com covid, o CRM-PB passou a publicar alertas sobre a alta ocupação dos leitos dos hospitais referência no tratamento da doença. Além das notas impressas, o CRM-PB produziu e divulgou vídeos de diretores e conselheiros alertando sobre o crescimento do número de casos de covid em todo o estado e a iminência de 100% de ocupação de leitos de UTI. Também foram produzidos “Censos Hospitalares” para orientar gestores, médicos e população sobre o crescimento rápido da ocupação de leitos e o colapso em algumas unidades.

Principais temas das notas divulgadas:

– Apoio à imunização contra a covid – 15/01

– Alerta sobre o aumento da ocupação de leitos de UTI Covid no Estado – 17/02

– Cuidados covid fakenews – 21/01

– Medidas de proteção contra a covid após a vacinação – 29/01

– Vacinação médicos idosos no CRM em CG – 01/02

– Medidas contra a covid no carnaval – 18/02

– Tempo de imunização após vacinação – 19/01

– Medidas de proteção contra a covid – 03/03

– Comorbidades que garantem prioridade na vacinação contra a covid – 05/05

– Crescimento número de casos de covid na Paraíba – 17/05

– Cuidados contra a covid devem ser mantidos mesmo após a vacinação – 18/05

– Gestantes e vacina covid – 10/06

– Nota sobre a importância da segunda dose da vacina contra a covid

– Paraíba registra circulação da variante delta – 01/09

– Dose de reforço da vacina contra a covid para profissionais de saúde – 04/10

– Alerta para o crescimento do número de casos de arboviroses – 05/11 e 01/12

– Vídeos de alerta sobre a falta de leitos covid – maio

– Vídeo sobre a importância do uso de máscaras / “Escute quem intuba” – 11/06

 

REUNIÕES COM OUTRAS ENTIDADES

Durante o ano de 2021, a diretoria do CRM-PB participou de diversas reuniões com órgãos em defesa da saúde paraibana e com gestores públicos para discutir problemas e propor soluções. No primeiro semestre foram várias reuniões sobre a alta ocupação de leitos covid-19 nos hospitais referência, nas quais o CRM-PB ouvia os relatos dos médicos e dos diretores e sugeria soluções e intermediações com os secretários de saúde.

Também foram realizadas reuniões com os Ministérios Público Federal e Estadual para discutir a regulação de pacientes, com as secretarias de saúde municipal para discutir o plano de vacinação contra a covid, além das reuniões com os médicos residentes de João Pessoa e os gestores municipais com o intuito de melhorar as condições das unidades básicas de saúde.

 

MÉDICOS SEM JALECO

Criado em março de 2021, o programa “Médicos sem Jaleco” apresentou em quase nove meses (22 de março a 9 de dezembro de 2021) habilidades artísticas, criativas e esportivas de 54 médicos paraibanos. Os profissionais mostraram suas outras atividades enquanto não estão com seus pacientes.

Em outubro, o programa ampliou sua atuação, oferecendo cursos gratuitos de habilidades artísticas aos médicos paraibanos. Primeiramente foi realizada a Oficina de Pintura, ministrada pelo ginecologista e obstetra Marcelo Braga, na qual participaram cinco médicos. Em dezembro, Marcelo Braga coordenou a Oficina de Desenho, que contou com sete alunos médicos.

– De 22/03/21 a 09/12/21: 54 participantes

– Oficina de Pintura com 5 participantes

– Oficina de Desenho com 7 participantes

 

SECRETARIA (Serviços cartoriais)

No ano de 2021, a Secretaria do CRM-PB registrou 979 novas inscrições primárias, 231 secundárias, 151 transferências e 45 temporárias.

O Conselho também promoveu as solenidades de entrega de carteiras médicas aos profissionais recém-formados. Em fevereiro, a cerimônia foi virtual, com a entrega simbólica para jovens médicos formados pela UFPB, Unifacisa, FCM, FSM e Unipê. Em maio, houve entrega presencial em Cajazeiras e em Patos; em agosto em João Pessoa (FCM); em setembro em Campina Grande (Unifacisa).

 

CORREGEDORIA

Em 2021, o CRM-PB instaurou 125 sindicâncias, julgou 2 Processos Éticos Disciplinares e realizou 5 Reuniões Ordinárias de Câmara de Sindicâncias, nas quais foram apreciadas 39 sindicâncias e solicitadas abertura de 8 Processos Éticos Disciplinares.

 

EVENTOS

Dia da Mulher – no dia 8 de março, foi realizado o webinar “Mulher médica: trabalho, pandemia, Burnout e superação”, com a psiquiatra e professora da USP, Carmita Abdo. No dia 31 de março as médicas presidentes das Sociedades de Especialidades Médicas foram homenageadas pelo CRM-PB

Eleição e posse da nova diretoria do CRM-PB – 1º de abril

*Presidente: João Modesto Filho

*Primeiro-Vice-Presidente: Antônio Henriques de França Neto

*Segunda-Vice-Presidente: Débora Eugênia Braga Nóbrega Cavalcanti

*Secretária: Luciana Cavalcante Trindade

*Segundo-Secretário: Walter Fernandes de Azevedo

*Tesoureiro: Heraldo Arcela de Carvalho Rocha

*Segundo-Tesoureiro: Bruno Leandro de Souza

*Corregedor: Klecius Leite Fernandes

*Vice Corregedor: Valdir Delmiro Neves

Posse novos delegados em Campina Grande – 26 de abril

* Socorro Ferreira Martins – delegada

* Uirá Coury – primeiro secretário

* Carlos Alexandre Galdino de Araújo – segundo secretário

Posses de representantes do CRM:

* Cajazeiras (Pablo de Almeida Leitão titular e Luciana Modesto suplente) – 07/05

* Piancó (Ruan José Ribeiro Garrido titular e José Alencar Formiga Júnior suplente) – 22/06

* Monteiro (Danilo Mayer Feitosa de Oliveira titular e Manoel Peixoto Pinheiro Barros suplente) – 07/07

Mês do Médico – programação de 1º a 28 de outubro

Plantio de uma árvore em homenagem aos médicos falecidos por covid-19; mensagens de autoridades eclesiásticas; oficina de pintura com o dr Marcelo Braga; entrega de diplomas de Honra ao Mérito aos médicos paraibanos com mais de 80 anos de idade; posse de 22 Câmaras Técnicas; Webinar “O médico do século XXI”, com o dr Rui Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal); lançamento de quatro livros.

Inauguração da 3ª Delegacia Regional, em Patos – 26 de novembro

* Nilson Neto de Araújo Morais – Delegado

* Iak Sodara Batista Gomes Carneiro – Primeira Secretária

* Pedro Augusto Dias Timóteo – Segundo Secretário

Entrega do Centro Cirúrgico de Patos – 10/12

 

RECONHECIMENTO POR OUTROS ÓRGÃOS

Por sua dinâmica e eficiente atuação durante a pandemia de covid-19, o CRM-PB recebeu comendas e homenagens de diversos órgãos, como:

– Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas, pela atuação no Programa Médicos Contra o Coronavírus.- 19/11

– Voto de Louvor do Senado Federal pelo Programa Médicos Contra o Coronavírus – 24/11

– Voto de Aplauso da Câmara Municipal de Patos pela instalação da 3ª Delegacia Regional na cidade – 14/12

 

POSSE DE CÂMARAS TÉCNICAS

Em 2021, 22 Câmaras Técnicas foram empossadas:

– Medicina Intensiva

– Medicina do Trabalho

– Medicina do Tráfego

– Oftalmologia

– Ortopedia e Traumatologia

– Otorrinolaringologia

– Pediatria

– Pneumologia

– Genética

– Geriatria

– Nefrologia

– Neurocirurgia

– Neurologia

– Oncologia

– Patologia

– Patologia Clínica

– Perícia Médica e Medicina Legal

– Saúde da Família

– Psiquiatria

– Radiologia e Diagnóstico por Imagem

– Reumatologia

– Urologia

 

POSSE DE COMISSÕES DE ÉTICA MÉDICA

Em 2021, o CRM-PB deu posse aos membros das Comissões de Ética Médica de cinco hospitais paraibanos:

– Hospital Regional de Guarabira – 27/01

– Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita – 13/08

– Hospital da Unimed em João Pessoa – 20/08

– Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) em Campina Grande – 04/11

– Hospital Hapvida em João Pessoa – 07/12

 

PUBLICAÇÃO DE LIVROS E E-BOOKS

Este ano, o CRM-PB lançou 4 livros:

– “Espaço, Vivências e Pessoas” (Manoel Jaime Xavier Filho)

– “Médicos contra o Coronavírus” (Bruno Leandro de Souza, Antônio Henriques, Luciana Oliveira e Kaylle Vieira)

– “Traqueostomia na era das pandemias” (Klecius Leite Fernandes)

– “Valores da vida – família, professores e amigos” (Francisco Orniudo Fernandes)

As publicações estão disponíveis no site do CRM-PB www.crmpb.org.br

 

COMUNICAÇÃO

Assessoria de imprensa

– Número de entrevistas: 216

– CRM-PB na mídia: 468, sendo TVs (98) – Rádios (92) – Portais (278)

Redes Sociais

– Número de posts publicados: 733

Informativo Online

– Número de informativos publicados este ano: 26

Atualização de notícias do Portal

– Número de matérias publicadas no Portal de notícias: 299

Spotify Flickr Facebook Youtube Instagram
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.