O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), João Modesto Filho, reuniu-se, nesta quarta-feira (05), com o Delegado da Receita Federal na Paraíba, Hamilton Guedes, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), Rômulo Teotônio, para formalizar o apoio à campanha “Eu sou cidadão solidário”. Também participaram da reunião a coordenadora do CRC-PB Voluntário, Geovana Roque, e a coordenadora do CRC-PB Jovem, Patrícia Castro.

A iniciativa permite ao contribuinte pessoa física, que tenha imposto a pagar ou a restituir, no ato da Declaração do Imposto de Renda, destinar parte do tributo aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) ou aos Fundos de Direitos da Pessoa Idosa (FDPI), sem pagar nada a mais por isso.

Estas destinações ajudam a suprir a carência de recursos para o financiamento das políticas públicas voltadas às crianças, adolescentes e pessoas idosas, por meio de fundos geridos pelos conselhos de direitos representativos destes públicos. A fiscalização dessa aplicação é feita pelo Ministério Público. Na Paraíba, há 127 fundos aptos a receber as doações do IRPF: 115 de proteção à infância e adolescência e 12 para a pessoa idosa.