I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014 reúne 250 médicos representantes dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina até sexta-feira (21) em João Pessoa

Temas importantes da área da saúde serão discutidos a partir desta quarta-feira (19) durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014 (I ENCM 2014). O evento, que será realizado no Hotel Tambaú até a próxima sexta-feira (21), vai reunir cerca de 250 médicos membros dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina de todo o país.

O Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina vai debater, entre outros pontos, as Eleições 2014, estratégia para o atendimento médico em situação de catástrofe na Copa do Mundo, trabalho médico no SUS, fiscalizações e formação médica.

Promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o evento tem como objetivo discutir e buscar propostas para questões éticas que envolvem o cotidiano do exercício da Medicina. De acordo com o presidente do CRM-PB, João Medeiros, a realização do encontro pela primeira vez na Paraíba “representa oportunidade ímpar para debatermos temas de grande interesse da nossa categoria e da saúde da população brasileira”.

A solenidade de abertura está marcada para 9h desta quarta-feira (19). Estarão presentes o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, o presidente do CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho,  o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio,  o secretário de Saúde de Pernambuco,  Antônio Carlos Figueira, os senadores Vital do Rêgo e Cássio Cunha Lima, entre outras autoridades.

O I ENCM 2014 terá início com uma conferência sobre Filosofia da Medicina, ministrada por Aníbal Gil Lopes, membro da Academia Nacional de Medicina e da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP). Após a análise do tema, o evento abordará a avaliação do ensino médico, com a participação de diretores do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos presidentes dos conselhos regionais dos estados do Rio de Janeiro (Cremerj) e de São Paulo (Cremesp).

À tarde, as discussões focarão a aplicação das novas resoluções 2056 e 2062/2013, que tratam sobre a fiscalização pelos conselhos de medicina (CRM). A mesa terá como expositores o diretor de Fiscalização do CFM e terceiro vice-presidente, Emmanuel Fortes, e o diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), Eurípedes Sebastião Mendonça.

No dia 20, o foco dos debates será a atuação das equipes médicas na Copa do Mundo. Os representantes dos CRM discutirão o atendimento nos estádios e suporte aos hospitais. A mesa será coordenada pelo diretor Emmanuel Fortes e contará com a participação de Antônio Marques, vice-reitor da Universidade do Porto, em Portugal.

O último dia do I ENCM2014 terá nova participação internacional. O bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, José Manuel Silva, proferirá uma conferência aos participantes. A apresentação abordará o tema formação médica na prevenção, tratamento de doenças e na promoção da saúde.

Eleições 2014 – Uma discussão sobre as estratégias do movimento médico e a conscientização da sociedade frente ao pleito encerrará os debates do I ENCM 2014. Participam da discussão o presidente do CFM, Roberto Luiz d´Avila; 1º e 2º vice-presidentes, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima e Aloísio Tibiriçá Miranda, respectivamente; além do presidente do CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho.

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DO ANO DE 2014
DATA: 19, 20 e 21.03.2014