As atividades da Semana do Médico 2020 da quinta-feira (15) foram abertas pela conselheira e diretora da Associação Médica Brasileira (ABM), Débora Cavalcanti. Ela deu as boas-vindas aos espectadores e conselheiros e passou a palavra ao presidente do CRM-PB, Roberto Magliano. Antes de iniciar a programação de homenagens, apresentação das ações do CRM-PB durante a pandemia e a posse das Câmaras Técnicas, ele convidou o vice corregedor, Klécius Leite, a ler um texto de sua autoria, “O amor é quase uma dor”. “Em tempos difíceis é necessário também amor e poesia. Por isso, convido nosso colega Klecius a dar leveza à nossa solenidade”, disse Roberto Magliano. Klecius falou que os médicos precisam mostrar ao mundo que são os guardiões do amor. “Neste instante de medo e incertezas, temos que mostrar que somos humanos”, disse. Confira a transmissão

O vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques, e a segunda tesoureira, Luciana Trindade, apresentaram as ações desenvolvidas pelo Conselho durante a pandemia. Antônio Henriques falou da campanha “Médicos Contra o Coronavírus”, que entre abril e outubro, visitou mais de 100 unidades de saúde de 76 municípios, percorrendo mais de 16 mil km. “Tivemos total apoio do presidente e da diretoria do CRM-PB para visitarmos grande parte da Paraíba e estarmos juntos dos médicos. Encontramos unidades muito bem estruturadas e outras calamitosas. Esta foi uma ação sem precedentes nos conselhos de medicina, ao qual me orgulho de fazer parte”, disse o vice-presidente.

Já Luciana Trindade falou sobre as reuniões semanais realizadas pelo CRM-PB com os diretores dos hospitais referência no tratamento da Covid-19 no estado. “Fizemos reuniões virtuais para conhecermos as condições de trabalho e a estrutura das unidades de saúde. Solicitamos dados epidemiológicos aos diretores, como quantidade de leitos de enfermaria, de UTIs, de respiradores, assim como a ocupação, a cada semana. Os dados ficaram disponíveis nos canais de comunicação do CRM-PB e foram disponibilizados ao Ministério Público. Foi uma ação muito rica, de aprendizado e gratificante. Felizmente, agora, estamos observando uma queda no número de leitos ocupados, mas mantivemos aberto o canal de comunicação com os diretores dos hospitais”, disse a segunda tesoureira do CRM-PB.