A segunda vice-presidente do CRM-PB, Débora Cavalcanti, foi uma das palestrantes da segunda mesa de debates do II Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira (FMB), realizado nesta quinta-feira (2), na sede do CRM-PB, em João Pessoa. O evento teve início no dia 30 de setembro e foi encerrado nesta quinta, com reflexões sobre os caminhos profissionais após a graduação e os desafios de gênero na medicina.
A mesa “Desafios e representatividade feminina na graduação e na atuação profissional” debateu as barreiras enfrentadas pelas mulheres na medicina. A moderação foi de Emily Bittencourt de Souza Martins (Sindicato Estudantil do Ceará) e a relatoria de Luiza Daniela de Tolêdo Araújo. Entre as palestrantes, além de Débora Cavalcanti, estiveram Sarah Farias Câmara (Núcleo Acadêmico do Pará), Arina Peixoto Nobre (presidente do Sindicato Estudantil dos Médicos do Ceará), e Ariete do Perpétuo Socorro Domingues de Araújo (Sindicato dos Médicos de Minas Gerais).
A primeira mesa do último dia do Congresso teve como tema “Me formei, e agora? Além da Residência Médica, o que posso buscar?”, com discussões sobre alternativas de atuação para médicos recém-formados. Os debates foram encerrados na manhã da quinta (2) e, em breve, será divulgada a Carta de João Pessoa, reunindo as principais deliberações do evento.