A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou ontem (19/12) o Projeto de Lei (PL) 65/03, que limita a criação e a ampliação de cursos de medicina no Brasil. De acordo com o projeto, por dez anos, fica “vedada a criação de novos cursos médicos em todo o território nacional”. A proibição começará a valer na data da publicação da lei. O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com mais faculdades de medicina, tendo 167 cursos abertos. As Entidades Médicas e em particular o Conselho Federal de Medicina defendem a urgente necessidade da suspensão da abertura de novos cursos de medicina e da ampliação indiscriminada do número de vagas, nos já existentes, pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC). Agora, o projeto segue para votação no Plenário da Casa. O PL sobre os cursos de medicina tramita em regime de urgência e, por isso, terá prioridade de votação.