5 de abril de 2017

No mês de prevenção de acidentes do trabalho, o Conselho Federal de Medicina (CFM) será o único conselho de fiscalização da atividade profissional a colaborar com a iniciativa e aderir ao movimento Abril Verde. A ação será conduzida pelo Ministério do Trabalho (MTE), em parceria com os ministérios da Previdência Social, Saúde, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho.

O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade, especialmente empregadores e trabalhadores, sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Ferimentos, doenças e mortes causados pelo trabalho geraram uma despesa estimada em R$ 71 bilhões em 2015, de acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do MTE.

O CFM apoia a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e divulgará aos médicos informações sobre o movimento. Durante o mês de abril, quando é celebrado no dia 28 o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, a sede da autarquia será iluminada na cor verde.

Os Conselhos Regionais (CRMs) foram convidados a contribuir e também iluminar os edifícios das sedes na cor verde, colocarem laços verdes, inserirem nos sites institucionais mensagens alusivas ao meio ambiente de trabalho saudável, entre outras ações de alerta para a importância da prevenção de acidentes de trabalho. De acordo com o presidente do CFM, Carlos Vital, “a medicina pode oferecer excelente contribuição à prevenção dos acidentes de trabalho e à melhora da qualidade de vida dos trabalhadores. Os médicos têm papel relevante no processo de prevenção às doenças e acidentes ocupacionais. Essa é uma missão a ser cumprida com dedicação em prol da saúde dos trabalhadores brasileiros”.

Abril Verde – O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

Além da iluminação na cor da campanha, os CRMs também foram convidados a promover exposições de fotografias nas suas sedes, tendo como tema o meio ambiente do trabalho. A predominância da coloração verde nas páginas eletrônicas também será um dos recursos utilizados para chamar a atenção para a causa. A Assessoria de Comunicação do CFM disponibilizará aos interessados os arquivos com os layouts para as faixas/laços e uma série de peças para uso nos sites e páginas dos CRMs nas redes sociais (banners, cards, e-mails marketing).