“Mais saúde para a nação brasileira” é o título da Carta de Recife que os conselheiros federais e regionais de medicina aprovaram na última sexta-feira (10), no encerramento do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2023 (I ENCM).
A Carta aponta várias propostas para a melhoria da saúde prestada à população brasileira, divididas nos seguintes eixos: Interiorização da medicina e do trabalho médico; Infraestrutura e condições de trabalho e atendimento; Ensino e residência médica de qualidade; e Equilíbrio na relação com planos de saúde. O texto, na íntegra, pode ser acessado em portal.cfm.org.br.
O vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques, destacou que, durante dois dias, foram discutidos temas importantes para o futuro da medicina no país. “Telemedicina, fronteiras da neurociência, saúde suplementar, escolas médicas e prova de proficiência foram alguns dos assuntos que debatemos e que contribuem para melhorar a assistência em saúde e o bem-estar dos brasileiros”, afirmou.
Além dele, estiveram representando o CRM-PB no Encontro o presidente João Modesto Filho, a segunda vice-presidente Débora Cavalcanti, o segundo secretário Walter Azevedo e o diretor de fiscalização, Bruno Leandro de Souza.