As carreiras da área de Saúde têm ocupado maior espaço no mercado a cada dia. O curso de Medicina, sempre no topo da lista dos mais concorridos, é um dos principais destaques. Além de ser o preferido entre os que têm aptidão para a área, o curso oferece uma ampla variedade de opções para o exercício da atividade profissional. Outra característica é a garantia de uma boa remuneração. \”Sempre há espaço para o médico no mercado. A não ser que ele não saia de casa\”, afirma o conselheiro corregedor do Conselho Regional de Medicina (CRM), Eurípedes Mendonça, que também é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo ele, a remuneração de um médico não tem limite. \”A medicina é uma profissão liberal. Não existe um teto. O que vale é o valor do mercado\”, declarou Eurípedes. Para os profissionais que possuem consultório particular, o valor da consulta depende da região. De acordo com o corregedor do CRM, em João Pessoa o maior valor é de R$ 200. \”Em São Paulo, alguns pediatras chegam a cobrar R$ 800 por uma consulta\”, contou Mendonça. O que atrai um número grande de candidatos, segundo o médico, \”é a certeza de, pelo menos, um retorno financeiro\”. Eurípedes destaca que, geralmente, os médicos têm vários empregos para conseguir uma boa renda mensal. \”É uma correria, saindo de um para outro. O ideal seria que ele tivesse um emprego só\”, observou. Ele informou, ainda, que pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o preço médio de uma consulta médica é de R$ 1,30. Via operadoras de plano de saúde, uma consulta custa R$ 38. Entre as especialidades mais procuradas pelos profissionais, Eurípedes Mendonça destacou a Cardiologia, a Dermatologia e a Cirurgia Plástica. \”São áreas mais ligadas à tecnologia, ao culto da beleza\”, observou o médico. Para os estudantes que estão tentando a classificação para o curso, Eurípedes enfatiza: \”Sabemos que é um curso que tem concorrência muito grande e recomendamos aos alunos que persigam seu sonho. Principalmente os de ‘primeira viagem’, devem estudar muito e não desistir se não passarem no vestibular\”. Passar em Medicina é vitória para estudantes O estudante do primeiro período de Medicina na UFPB, Thyago Marsicano, 18 anos, conta que sempre teve interesse pela área de saúde. A escolha da Medicina ocorreu após um teste vocacional, realizado na escola em que estudava. O jovem pode ser considerado como uma \”exceção\” entre os candidatos que disputam uma vaga no mesmo curso. \”Nunca ‘virei’ a noite estudando. Aprendia muito prestando atenção em sala de aula\”, conta Thyago. Para ele, o fato de ter estudado sempre, desde criança, foi o maior aliado na hora da aprovação, na primeira tentativa, para o primeiro período. \”Eu tinha muita confiança no que eu havia estudado ao longo da vida. A minha tranqüilidade foi a minha base de estudos. Sempre fui muito aplicado e gostei muito de estudar\”, comentou o estudante. Entre os \”métodos\” adotados durante o preparo para o PSS, Thyago destaca dois: \”Sempre procurava outros livros na biblioteca para fazer muitos exercícios, principalmente de Química e Física. Também gostava de estudar em grupo em épocas de prova\”, afirmou o futuro médico. Sobre a aprovação ele comenta: \”Passar para Medicina é uma vitória. Meus pais são só orgulho\”. Em duas semanas de aula na universidade, o ritmo do curso já está bastante acelerado, de acordo com Thyago. \”Na próxima semana já vai ter uma prova. Serão oito capítulos, só de uma das disciplinas\”, conta o estudante, sem reclamar. \”Eu simplesmente estou adorando. O curso é muito voltado para a realidade da profissão\”, ressaltou Thyago, afirmando que a melhor parte da profissão será \”poder ajudar todo o mundo\”. Grade curricular agora valoriza mais o lado social Eurípedes Mendonça define a profissão de médico em uma palavra: \”Gratificante\”. Ele lembra que os novos estudantes devem estar preparados para se adaptar à nova grade curricular adotada pelas universidades brasileiras. Segundo o médico e professor da UFPB, \”o currículo está saindo mais do âmbito da academia e indo mais para o lado social\”. Algumas aulas estão sendo ministradas em comunidades carentes. O período de internato no Hospital Universitário (HU) subiu de dois para quatro semestres. \”Agora a aprendizagem é mais voltada para o mercado de trabalho\”, declarou Mendonça. Para ele, Medicina é um curso que também traz realização pessoal, \”no sentido de você se sentir útil, uma pessoa que ajuda o próximo. Quem desenvolve uma atividade essencial é sempre muito querido na sociedade\”. O presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da UFPB, João Lins, confirma que o curso de Medicina tem sido um dos mais procurados há muitos anos. Em 2006, o número de candidatos por vaga chegou a 38,39. No PSS 2007, a concorrência chegou a 22,56. \”Os cursos da área de saúde, de uma maneira geral, têm sido muito procurados. Na perspectiva dos candidatos, esses cursos oferecem condições para o exercício da profissão de uma maneira mais satisfatória\”, comentou João Lins.