Desde o início de abril, membros da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB já percorreram 34 municípios paraibanos através da campanha institucional “Médicos Contra o Coronavírus”. Do Litoral ao Sertão, foram visitadas unidades de saúde referência em atendimento de pacientes Covid e de retaguarda.

Durante as visitas, os membros da Comissão conhecem de perto a estrutura oferecida pelos serviços de saúde, discutem as principais necessidades das equipes médicas e sugerem as adequações necessárias. A ação também reforça o apoio do CRM-PB ao trabalho dos médicos, especialmente daqueles que estão na linha de frente do atendimento de pacientes com Covid.

Já foram visitadas as unidades de saúde dos municípios de Alagoa Grande, Alhandra, Areia, Bananeiras, Bayeux, Belém, Cabedelo, Caaporã, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conde, Cuité, Esperança, Guarabira, Ingá, Itabaiana, Itapororoca, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Nova Floresta, Patos, Picuí, Pombal, Pitimbu, Queimadas, Santa Luzia, Santa Rita, Serra branca, Serraria, Solânea, Sousa e Sumé.

A ação também tem alertado os gestores e os Ministério Público Estadual e Federal sobre a situação dos hospitais, além de ajudado a informar a população. Após as visitas, é emitido um relatório ao Conselho, que posteriormente é enviado aos diretores das unidades de saúde, à Secretaria Estadual de Saúde e às Secretarias Municipais de Saúde. As ações também são divulgadas nos canais de comunicação do CRM-PB, assim como compartilhado com a imprensa.