01 de dezembro de 2011

O Brasil tem um médico para cada 511 habitantes, segundo dados da pesquisa “Demografia Médica no Brasil”, divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O levantamento diz, entretanto, que a quantidade de médicos no Brasil segue com tendência de alta que vem desde 4 décadas.

Em outubro deste ano, o país tem registrados 371.788 médicos em atividade. O número é 2% maior de que os 364,7 mil anotados no levantamento de 2010.

Segundo o CFM, o número de profissionais cresce mais de que o aumento populacional. Desta forma, o índice demográfico avançou no período, de 1,91 para 1,95 médico por cada grupo de mil habitantes, segundo a pesquisa.

O levantamento diz que, desde 1970, quando havia 58.994 médicos, até agora, o número de médicos saltou 530%. No mesmo período, o crescimento da população foi de 104,8%.

Fonte: ClickPB

Apesar de registrar o aumento, o CFM indica que existem problemas na distribuição dos profissionais entre as regiões do país. Enquanto o Sudeste conta com 2,61 médicos por grupo de mil habitantes, na região Sul são 2,03 por mil e no Centro-Oeste, a média chega a 1,99. No Nordeste, porém, a média recua para 1,19 e no Norte, para apenas 0,98 médico por habitante.