O relatório de gestão e a prestação de contas do exercício de 2016 do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) foram analisados e aprovados por unanimidade durante a Assembleia Geral, realizada no dia 30 de março. A reunião contou com a participação da diretoria e de conselheiros da entidade.

Durante a assembleia, o presidente do CRM-PB, João Medeiros, apresentou as ações realizadas pelo conselho para o cumprimento das funções institucionais de cadastro, fiscalização e judicante, de conformidade com as normas emanadas do Conselho Federal de Medicina, do seu regimento interno, do plenário, bem como as demais jurisprudências que regem os Conselhos de Fiscalização.

No relatório, o presidente destacou a conclusão da obra de manutenção da sede do CRM e da Primeira Delegacia, em Campina Grande, as alterações no Regimento Interno para ajustar-se à realidade atual,  a posse dos membros de 42 Câmaras Técnicas de todas especialidades, além da implantação da Segunda Delegacia na cidade de Sousa.
O documento também ressaltou que foi realizado o diagnóstico institucional, cujos pontos elencados estão em processo de implantação, promovidas ações na política de economicidade nos custos operacionais, e a ampliação do Setor de Processo Ético Profissional, em conformidade com o planejamento do exercício.

Em cumprimento ao compromisso social da instituição, foi dada continuidade ao projeto de Segurança e Saúde, lançado em 2015, com o Ministério Público Estadual, para atuação conjunta no Programa de Prevenção de Acidentes de Consumo e de Segurança do Paciente. Ao longo do exercício 2016, foi promovida a palestra “Motivos de Suicídio entre Médicos”, que teve como palestrante a Dra. Alexandria Meleiro, com excelente repercussão entre a comunidade médica local, culminando por motivar evento no Auditório da Unimed, sobre o tema, através do Projeto Lucas que contou com a  participação do CRM.

Também foi realizado o Fórum de Regulamentação do Trabalho Médico e articulação com as autoridades públicas para instalação de um Posto Policial no Ortotrauma, localizado no bairro de Mangabeira, onde a segurança do exercício da medicina tem sofrido ameaças. Dentro do  programa de Educação Médica Continuada, foram realizados cursos de atualização em Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Reanimação Cardiorrespiratória, Simpósio Saúde do Idoso, Simpósio Paraibano de Uroendocrinologia e Simpósio Paraibano de Cardiometabolismo.

Em 2016, a diretoria do CRM participou ativamente  dos eventos promovidos pelos Conselhos Regionais e Federal de Medicina voltados às competências médicas e suas aplicações, destacando-se as  reuniões mensais dos presidentes dos CRMs com a Diretoria do CFM, I Fórum de Telemedicina no CFM, II Fórum de Pediatria do CFM, VII Fórum Nacional de Ensino Médico, Fórum Nacional Pró-SUS, VI Congresso Brasileiro de Direito Médico, I e II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2016, IV Fórum de Medicina do Trabalho do CFM, I Fórum de Dermatologia do CFM e VII Fórum Nacional de Cooperativismo Médico.

De acordo com o presidente do CRM-PB, a gestão 2016 foi pautada pelos princípios dos órgãos reguladores da fiscalização e supervisão, sem deixar de considerar sua importância no contexto sócio-político-cultural, com ações voltadas para o exercício ético-legal da profissão e reconhecimento daqueles que a exercem com compromisso e dignidade.