Por Dra. Rayanne Dantas
MÉDICA CRM-PB: 12779
Cardiologia RQE: 9528
Você sabia que os valores considerados “normais” para a pressão arterial estão mudando?
Até pouco tempo, era comum aceitar como “controlada” a pressão arterial abaixo de 140/90 mmHg. No entanto, novas diretrizes internacionais e latino-americanas estão propondo limites mais baixos, com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares de forma mais eficaz. Agora, o valor ideal para adultos passa a ser até 130/80 mmHg. Essa mudança, aparentemente pequena, pode representar até 18% de redução nos casos de AVC e 15% nos de infarto, segundo estudos recentes.
Outra inovação importante é a valorização das medições fora do consultório, com métodos como o MAPA e a MRPA, para diagnosticar corretamente casos de hipertensão mascarada ou do jaleco branco. Também foi reforçada a recomendação de considerar tratamento medicamentoso quando, mesmo após três meses de mudanças no estilo de vida, a pressão arterial continuar acima de 130×80 mmHg em pessoas com risco cardiovascular elevado.
Contudo, é importante destacar que a Sociedade Brasileira de Cardiologia ainda está em fase de elaboração da nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, prevista para este ano, e ainda não sabemos se ela irá adotar as mesmas recomendações internacionais.
Por isso, neste momento, a conduta deve sempre seguir avaliação médica individualizada, levando em conta o risco global do paciente, histórico clínico e as orientações das diretrizes atualmente em vigor no Brasil.
O que não muda é a importância de medir a pressão com frequência, adotar hábitos saudáveis e consultar o cardiologista regularmente. A hipertensão pode não causar sintomas, mas traz riscos sérios.