Após reunião realizada nesta terça (21) entre a diretoria do CRM-PB e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, a prefeitura anunciou a realização de concurso público com 500 vagas para a saúde, além da doação de um terreno para a construção de uma nova maternidade na cidade.

“Ficamos muito satisfeitos com o pronto atendimento do prefeito com nossas solicitações. Teremos novos postos de trabalho para os médicos e uma melhor assistência médica para a população”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

O vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques, destacou que o Conselho, desde o ano passado, vinha informando às autoridades competentes sobre os problemas da falta de maternidade e médicos na cidade. “O CRM-PB e a população de Campina Grande agradecem a sensibilidade da prefeitura em resolver um problema tão grave da nossa cidade”, disse.

A expectativa é que o concurso aconteça no segundo semestre deste ano e tenha vagas para as áreas de pediatria, obstetrícia e neonatologia para suprir demandas da rede hospitalar da maternidade do Instituto Elpídio de Almeida (ISEA) e do SAMU. A relação dos cargos e quantitativos de vagas deverá ser encaminhado ao CRM esta semana. Quanto à nova maternidade, o prefeito reiterou que pretende doar um terreno para a construção de uma nova unidade hospitalar na cidade, desde que o Governo Federal garanta os recursos para a obra e manutenção do serviço. “A direção do Hospital Universitário Alcides Carneiro já manifestou o interesse em construir uma maternidade. Por isso, já informamos ao Ministério da Saúde sobre a disponibilidade do terreno”, afirmou o prefeito Romero Rodrigues.

O CRM-PB cobrou ainda uma solução para as queixas relacionadas ao funcionamento das unidades básicas de saúde da família (UBSF), tendo sido firmado o compromisso pela prefeitura de que aquelas unidades com problemas estruturais serão reformadas o mais breve possível, havendo inclusive realocação de equipes de unidades mais críticas, a exemplo da UBS de Catolé de Zé Ferreira, para novas instalações.