proposta de reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde – SUS, para os procedimentos anestésicos, protocolada nesta quarta-feira (4), no Ministério Público Federal, pela Secretaria de Saúde de João Pessoa, não atende as reivindicações solicitadas pelos médicos anestesistas. De acordo com o presidente da Cooperativa dos Anestesistas (Coopanest/PB), Ronivaldo Barros, a aumento proposto pela secretaria é de 100%, mas para apenas alguns procedimentos de alta complexidade. “Os procedimentos de média complexidade e diversos outros de alta ficaram fora da proposta. Por isso, não aceitaremos”, ressaltou. Segundo Ronivaldo, desde o final do mês de abril que os anestesistas comunicaram oficialmente que não mais realizariam cirurgias pelo SUS nos hospitais privados e filantrópicos de João Pessoa, em função dessa tabela de honorários estarem defasada há doze anos. Com isso, os médicos deixariam de realizar cirurgias nos hospitais Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo, Santa Paula, Santa Lúcia, Treze de Maio e Clínica Dom Rodrigo. Nessas unidades são realizadas, por mês, cerca de 400 cirurgias oncológicas, cardíacas, neurológicas e gerais. No dia 18 de maio houve uma audiência na Procuradoria do Trabalho, convocada pelo promotor federal Duciran Farena, para entendimento entre as partes. Neste dia, os anestesistas se comprometeram em continuar prestando seus serviços até que as secretarias Estadual e Municipal fizessem uma proposta de reajuste da tabela, em um prazo de 45 dias. “Esperamos entrar em um acordo na próxima semana para que a população não seja prejudicada. No entanto, não poderemos continuar prestando nossos serviços sem receber uma remuneração digna”, completou.