Foi lançada no último dia 14 (14/09/06), durante o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, em Manaus (AM), a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável, trazendo a posição do movimento médico sobre 17 Projetos de Lei que tramitam no Senado e outros 67 em discussão na Câmara dos Deputados. Depois de analisar cerca de 400 proposições relacionadas à área da saúde, a Comissão de Assuntos Políticos AMB/CFM selecionou as 84 que podem interferir diretamente no exercício da medicina e na assistência à saúde da população. Além dos presidentes do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira, Edson Andrade e José Luiz Gomes do Amaral, participou do lançamento o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Eduardo Santana. Os representantes da Comissão, Jurandir Marcondes e Alceu Pimentel, agradeceram o apoio de todas as entidades médicas e ressaltaram que a participação da Fenam fortalecerá a Agenda e as posições da classe no Congresso Nacional. A Agenda será apresentada aos parlamentares em Brasília no dia 17 de outubro (17/10/06), no Salão Negro do Senado. Em breve, o texto estará disponível online.