Quase 80% dos telefonemas feitos ao Samu/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de Campina Grande no mês de janeiro deste ano foi de trotes, o que corresponde a 22.912 de um total de 28.858 telefonemas feitos ao serviço. Segundo o relatório feito pelo Samu, o número de telefone 83 9308-8447 foi responsável por 115 trotes, sendo 56 no dia 8 e 59 no dia 21. Este e outros números que constam no relatório de trotes passados, segundo informou a coordenadora Tatiana de Oliveira Medeiros, serão encaminhados para investigação policial e a punição dos responsáveis. Outros sete números de telefones, quatro deles celulares foram responsáveis, durante o mês de janeiro, por 365 trotes. No mesmo período, foram realizados 2.957 atendimentos. Ainda segundo o relatório do Samu referente ao primeiro mês deste ano, 41% dos trotes foram feitos no horário das 18h até a meia-noite. O horário do meio-dia até as 18h foi responsável por 33% dos trotes e das 6h até o meio-dia, 19%. O horário em que houve menos trotes (8%) foi da meia-noite até as 6h da manhã. Muitos deles são passados por crianças, informou a coordenadora do Samu, o que acaba gerando um outro problema. Quando uma criança telefona para solicitar realmente um atendimento, acaba tendo que responder a muitas perguntas para comprovar a veracidade da informação. Além de ser um crime, enquanto alguém passa um trote, uma outra pessoa pode morrer porque não consegue acionar o serviço. As pessoas precisam se conscientizar da importância do Samu, que presta um excelente serviço à população, alerta a coordenadora Tatiana Medeiros. Para se ter uma idéia, ela citou que, em média, em apenas 30% dos atendimentos feitos pelo Samu há necessidade de encaminhamento para hospitais. Os outros 70% são resolvidos com a medicação no local do atendimento.

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