O CRM-PB realizou de 23 a 26 de abril a sua 2ª Semana Cultural, com uma vasta programação, que emocionou, envolveu e divertiu médicos, estudantes de Medicina, amigos e familiares. “Encontros como este são essenciais, pois a arte também faz parte da cura. Agradeço o apoio das entidades médicas, da nossa coordenadora do Programa de Humanização, Débora Cavalcanti, dos médicos artistas e de todos que estão participando. Que esta Semana nos fortaleça como profissionais e seres humanos”, afirmou o presidente do CRM-PB em exercício, Walter Azevedo, na abertura do evento.
Débora Cavalcanti, segunda vice-presidente, e coordenadora do evento, destacou a importância do encontro, que demonstra como o CRM-PB se preocupa e trabalha pela saúde mental dos médicos paraibanos. “Durante esta Semana mostramos à sociedade e a nossos colegas que nos cuidamos e, assim, podemos cuidar melhor de nossos pacientes”, disse. Ela também agradeceu o apoio e parceria das entidades médicas paraibanas
Na quarta-feira (23), Dia Mundial do Livro, a programação foi iniciada com o debate sobre “Cinema e Medicina”, o lançamento de três livros e exposição de obras de arte. O debate foi conduzido pelo segundo secretário do CRM-PB, João Modesto Filho, tendo como debatedores os médicos Carlos Mello, José Mário Espínola e Manoel Jaime. Na ocasião, foi apresentado o filme do médico Carlos Mello, “Mistério no Seridó”, que será lançado em breve.
Em seguida, o presidente da Academia Paraibana de Medicina (APMED), Wilberto Trigueiro, conduziu o lançamento de três livros de médicos paraibanos: “A Fascinante História da Cirurgia”, de Guilherme Sarinho; “Coletânea de Trabalhos Científicos Inéditos”, de Orniudo Fernandes; e “Plantio e Cultivo da Árvore de Andry na Paraíba”, de José Juvêncio. Os livros foram apresentados e prefaciados por Wilberto Trigueiro, Maurílio Onofre e Manoel Jaime, respectivamente.
Shows musicais
O segundo dia da Semana Cultural foi marcado por apresentações musicais de médicos e estudantes de medicina, que mostraram os seus talentos artísticos quando não estão de jaleco. Os artistas da quinta-feira (24) foram:
– Dr. Osvaldo Travassos (clarinete) – New York, New York, de Frank Sinatra
– Dr. Luiz Renato Garcia (voz), Dr. Maroppo (flauta) e Anderson Correia (piano) – Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá
– Dra. Andrea Correia (voz), Dr. Maroppo (flauta) e Anderson Correia (piano) – Rosa, de Pixinguinha
– Dra. Karen Fernandes e sua filha Sara Fernandes – Doce Vampiro, de Rita Lee e The Greatest Love of All, de Whitney Houston
– Rafael (estudante de Medicina da Afya) – Tempo Perdido, da Legião Urbana
– Dr. Bruno Leandro, presidente do CRM-PB, e seu filho, Heitor – La Belle de Jour, Girassol e Coração Bobo, de Alceu Valença
– Dr. Luiz Renato e Dra. Andrea Correia – Vivo Per Lei, de Andrea Bocelli
– Dra. Ludmila Gomes Dantas de Sá – Ave Maria, de Gounod
– Dra. Andrea Correia e Dr. Luiz Renato – The Prayer, de Andrea Bocelli, em homenagem ao Papa Francisco, falecido em 21 de abril de 2025
A noite da sexta-feira (25) também foi marcada por shows musicais de médicos e estudantes de Medicina. Os artistas foram:
– Dr Osvaldo Travassos (violão) – La Cumparsita e outras melodias
– Catarina (estudante de Medicina da Afya) – Set Fire to the Rain, de Adele
– Camila (estudante de Medicina da Afya) – Ninguém Explica Deus, de Clóvis Pinho
– Gabriel (estudante de Medicina da Famene) – Future Days, de Pearl Jamp
– Dr Breno Gomes (guitarra) – Os Milionários, de Os Incríveis
Oficina de Pintura
O sábado (26), último dia da Semana Cultural, foi reservado para um evento exclusivo para médicos inscritos previamente: a 5ª Oficina de Pintura. O médico ginecologista e obstetra e artista plástico ministrou a aula durante todo o dia.