A 1ª Delegacia do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), localizada no Centro de Campina Grande, foi reinaugurada na noite da última sexta-feira (29), pela diretoria do Conselho, presidida, então, por João Modesto Filho. Este foi o último ato solene da diretoria, que finalizou seu mandato no dia 30 de setembro.
O espaço, inaugurado há quase 20 anos, em dezembro de 2003, além de renovado, passa a contar com mais conforto e comodidade para os médicos da região. Com sede na capital João Pessoa, o CRM-PB tem mais duas delegacias no Sertão do estado, sendo a 2ª delegacia em Sousa e a 3ª em Patos.
A novidade do novo espaço, além de uma recepção mais ampla, é o auditório com capacidade para cerca de 90 pessoas. Para o presidente do CRM-PB na ocasião do evento, João Modesto Filho, a modernização da 1ª Delegacia, de fato, possibilitará melhores serviços. “Estamos muito felizes com essa reinauguração. Campina Grande tem uma grande importância no contexto médico, social e econômico da Paraíba, e, evidentemente, estávamos com a delegacia precisando de reformas, de atualizações em termos de atendimento das pessoas, de ter maiores possibilidades de resolução. Isso tudo vai ser conseguido com as novas instalações. Esperamos que tanto a parte de fiscalização como a parte de aspectos burocráticos sejam feitas cada vez melhores”, afirmou.
Segundo o então vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques, o local cumpre com a expectativa de melhor atender os profissionais da medicina. “A gente passa a contar com um local de atendimento mais adequado, em que o funcionário e a pessoa que será atendida estarão no mesmo nível. Isso faz o atendimento ficar muito menos impessoal e muito mais humanizado. Além disso, com o auditório será possível fazer palestras, simpósios e fóruns dentro da nossa própria casa”, observou.
De acordo com a delegada da 1ª Delegacia, na ocasião do evento, Socorro Martins, a expectativa é que, além de mais conforto e acolhimento com a nova estrutura, muitos eventos de educação continuada sejam realizados. “Com esse espaço mais moderno e esse auditório fantástico, estaremos promovendo muitos cursos para as diversas especialidades médicas, que estavam fazendo falta aqui em Campina Grande, dando melhor assistência aos médicos campinenses e da região da Borborema, com mais capacitação e atualização aos profissionais”, pontuou.
Homenagens
Durante a reinauguração, o CRM-PB prestou homenagem póstuma aos médicos Antônio Virgílio Brasileiro Silva e Hermano José Souto Maior (que dá nome ao hall de entrada do auditório), profissionais notáveis e de um legado imenso para a medicina. A Comenda Árvore da Vida foi entregue às famílias de cada homenageado.
Conforme André Brasileiro, filho do Dr. Antônio, a família se sentiu prestigiada com a homenagem. “O sentimento é de felicidade, porque meu pai sempre se dedicou muito à medicina e à classe médica. Ele foi, inclusive, conselheiro do CRM, e essa Comenda vem engrandecer a história dele, que era um homem apaixonado pela medicina”, disse.
Anna Karla Souto Maior, filha de Dr. Hermano, também comentou da alegria em ter o pai como homenageado. “Meu pai dedicou sua vida à medicina, aqui em Campina Grande, onde foi presidente do Conselho, presidente do Sindicato dos Médicos e primeiro médico legista da cidade. Mesmo sendo natural de João Pessoa, escolheu Campina para seguir carreira como médico e professor, e criar sua família. É um sentimento de felicidade e gratidão por todo reconhecimento”, finalizou.