CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA
O presente Código de Ética Médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive nas atividades relativas a ensino, pesquisa e administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras que utilizem o conhecimento advindo do estudo da medicina. As organizações de prestação de serviços médicos também estão sujeitas às normas deste Código. Acesse a versão atual (2019) e saiba mais.
Código 2019 (atual) | Código 2010 | Código 1988 | Versões anteriores | Quadro comparativo
CÓDIGO DE ÉTICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA
São normas adaptadas do Código de Ética Médica que indicam aos estudantes de Medicina o caminho a ser seguido para obter a realização pessoal, o sucesso profissional e o apreço da sociedade. O documento apresenta os preceitos éticos e de compromisso com a saúde individual e coletiva. Também são definidos os direitos, os deveres e as regras de relacionamento com o paciente, com a profissão, com os professores/orientadores e com os colegas.
Código de Ética do Estudante de Medicina
CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO-PROFISSIONAL
É o conjunto de normas processuais que regulamentam as sindicâncias, os processos ético-profissionais e o rito dos julgamentos nos Conselhos Federal e Regionais de Medicina. Sua análise é sempre feita sob a ótica do Código de Ética Médica. Foi aprovado pelo Plenário do Conselho Federal de Medicina por meio da Resolução CFM nº 2.145/2016, publicada no Diário Oficial da União em 27 de outubro de 2016.