Crônicas terapêuticas

 


Dr. José Mário Espínola

TRÊS FACES DE UMA MESMA MOEDA

Dr. José Mário Espínola


 

1 – CARA

Como que provando que o homem ainda é capaz de admirar o belo, passados alguns meses e ainda nos lembramos da beleza da decoração de João Pessoa no último Natal.
Nesse ano, 2023, a Prefeitura realizou a talvez mais bonita decoração natalina de rua. Após dois anos muito fracos, eis que fomos surpreendidos por ruas, praças, a Lagoa e a praia, engalanadas com luzes brilhantes e coloridas, formando figuras lindas.
A Lagoa Parque Solon de Lucena e a Praça da Independência estavam exuberantes, com luzes de cores variadas, com vários formatos. A fonte luminosa central da Lagoa nunca havia “trabalhado” tanto e tão bem!
Na Avenida Epitácio Pessoa os troncos e os galhos das árvores foram envolvidos por luzinhas brancas que lhe deram formatos diversos. A avenida parece ter sido invadida por gigantes luminosos nas mais variadas atitudes.
Mas as figuras mais notáveis tinham formas humanas. Lembravam figuras ciclópicas soltas pela avenida.
Pareciam pessoas em atitudes diferentes: dançando soltas; namorados abraçados num enlevo sensual; segurando uma criança ou erguendo uma bola. Quanta beleza!
Inesquecível! Extasiante! Esperamos que a prefeitura volte a nos presentear da mesma forma, no próximo Natal.

 


 

2 – COROA

 

Mas infelizmente aprendemos também que não se pode apenas elogiar. Há mais de ano que o trânsito ao longo da Avenida Ruy Carneiro, já muito lento e atribulado nos horários de pico, vem sendo agravado por uma obra interminável, e com aspecto de ser desnecessária. Explico a seguir.
Trata-se do canteiro central da avenida. Esse canteiro já era estreito, contendo uma ciclovia (?) ao longo de seus dois lados, norte e sul. Era recoberto por pedrinhas bonitinhas pretas e brancas.
Sem nada que justifique, até o momento, eis que essas pedrinhas vêm sendo arrancadas e substituídas por… Cimento! Enfeando ainda mais o que era apenas bonitinho.
Os meio-fios estão sendo deslocados em um palmo de um lado, um outro palmo do outro lado, estreitando o canteiro e cedendo mais ou menos 20 (vinte) centímetros em cada lado.
As redes sociais têm dito que a “obra” é para “alargar” as… ciclovias! Mas se você deter-se para olhar a “obra”, verá que o “alargamento” não é mais do que um palmozinho de um lado e outro do outro lado.
Pergunto-me: esse trabalho, que só até agora só faz agravar o nosso trânsito, que já foi um dos melhores das capitais do Nordeste, irá beneficiar QUEM?!?
Se por um lado as ciclovias são necessárias para quem utiliza bicicleta para a prática de exercícios ou para se deslocar e trabalhar, por outro lado são fartamente utilizadas por motoqueiros irresponsáveis.
Para agravar, a prefeitura também derrubou as árvores da mesma avenida Ruy Carneiro, sob o pretexto de que serão plantadas 60 outras árvores nativas.
Na avenida Fernando Luiz Henrique, no Jardim Oceania, foram também derrubadas outras tantas árvores, sem nenhuma explicação. Por que de repente a prefeitura decidiu adotar esse comportamento floricida?

 

 

Livres de punibilidade, eles infernizam a nossa cidade: além de circularem soltos pelas ciclovias, fazem manobras proibidas à esquerda e à direita; fazem contramão; sobem nas calçadas e por elas circulam livremente; surgem súbita e rapidamente à direita do nosso carro, depois se enfiam por entre os veículos de forma perigosa
Meses atrás quase fui atropelado na calçada do prédio do meu consultório por uma moto pilotada por um desses motoqueiros irresponsáveis.
Circulam pelo trânsito como maus elementos, andam em manadas e quando provocam um acidente caem ameaçadoramente em cima do motorista do carro envolvido.
Por que eles agem assim? A resposta, muito simples, é essa mesmo que você está pensando: PELA IMPUNIDADE! Eles sabem que nada lhes acontecerá, pois não existem oficiais de trânsito pelas ruas e esquinas da cidade, que possam controlar o tráfego e MULTAR esses baderneiros do asfalto.
Infelizmente, no nosso Brasil o mau cidadão só aprende pelo peso do prejuízo da multa no seu bolso. É o que está faltando à prefeitura fazer. E ela já está muitíssimo atrasada para isso!
Os agentes da SEMOB em nossa cidade são como o Lombardi, dos programas de domingo do Silvio Santos: nós nunca os vemos. E só temos conhecimento de sua “presença” nas artérias da cidade quando recebemos uma multa por estacionamento feito inadvertidamente em local proibido.

 


 

3 – COROA B

Se por um lado as motocicletas popularizaram o transporte individual do brasileiro, sendo muito úteis para quem precisa trabalhar ou deslocar-se rápido, por outro lado geram prejuízos para a nação. Eu explico a seguir.
As emergências de todo o Brasil estão repletas de acidentados e motocicletas. Isso eleva bastante o custo do atendimento de emergência em todo o país, com reflexos bastante negativos para o Ministério de Saúde, que tem que desviar recursos valiosos para pagar o atendimento de emergência. Assim como gera prejuízo para o INSS, que tem filas longas para conceder licença a esses acidentados.
Fico pensando: como seria financiar toda a emergência do Brasil, acrescentando um imposto exclusivo para a aquisição de motocicletas, a ser pago na hora da compra? Seria algo como: 2% pagos pelo fabricante; 2% pagos pelo vendedor; 2% pagos pelo comprador, num total de 6%, que seriam destinados exclusivamente para os serviços de urgência e emergência de todo o país.
Acho que isso teria um bom reflexo, muito importante nas despesas do Ministério da Saúde e do INSS, financiando o atendimento de emergência. E, por que não, um bom reflexo sobre o trânsito de todo o país, quem sabe?
A conferir.

José Mário Espínola
Médico e cidadão

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