Autor: Aucélio Melo de Gusmão (Presidente – Unimed João Pessoa)

A vida tornou-se altamente disputada, competitiva. Antes a cadência era diferente, as máquinas não determinavam produções seriadas, o mercado não era
acelerado nem desperto com tanta veemência publicitariamente, O homem era mais valorizado, por representar a expressão máxima do trabalho.

As transformações foram imensas, e, para os grupos mais conservadores, até conflitantes, entre o econômico e filosófico.

Para as correntes mais avançadas dos países industrializados a exigência é de especial tratamento com o lado econômico, deixando a parte filosófica relegada a recordações históricas. Neste contexto, o desafio do cooperativismo, é de se mostrar competente na disputa, capaz de competir, adequando as teorias e princípios que o envolvem, estabelecendo uma nova discussão econômica, política, cultural, até ideológica. Não podemos é ficar à margem do mercado e sucumbir.

As correntes mais conservadoras pensam o inverso, os princípios e doutrinas tradicionais devam sempre, sobrepujar o econômico mesmo que questões importantes de estabilidade do sistema e seu êxito econômico claudiquem.

O nosso ponto de vista alberga grandes e corajosas inovações, sem sacrifício da essência do cooperativismo, afinal disputamos um mercado capitalista com uma proposta socializante. A isto chamamos de sistema sócio, econômico, cooperativo. Ético, sério, justo, honesto, competitivo, atual e de resultados.

Quando falamos, por exemplo, Unimed, não podemos deixar de associar ao conceito de empresa. Ora, empresa precisa, antes de mais nada, de um planejamento administrativo, onde não venha a ser colhida de surpresa ante ao mercado que disputa; enxergue efeitos danosos à sua vida ou de seus cooperados, antes dos fatos consagrados e irreversíveis; prepare-se para situações futuras e adapte-se às realidades atuais, sem que signifique relegar a magistral cultura cooperativista.

Com efeito, onde evidenciamos a necessidade de se evoluir no tempo e adaptar-se a novas circunstâncias, sentimos guardar o cooperativismo, a mais ampla e honesta afinidade para solução do problema.

Nossos resultados recomendam!

Aucélio Gusmão