Por Dra. Euda Maria Farias Diniz Aranda
CRM 3110
Pediatria: RQE 3497
Neonatologia: RQE 8400
O mês de novembro é o mês dedicado à sensibilização da prematuridade, que é definida como o recém-nascido que nasce antes de completar 37 semanas de gestação, e que pode trazer riscos e complicações para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional do recém-nascido.
Recebe o nome de Novembro Roxo porque a cor roxa simboliza a sensibilidade e individualidade que são características muito peculiares dos recém-nascidos prematuros.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, nascem 15 milhões de prematuros anualmente no mundo, o que representa mais de 10% do total de nascimentos. O Brasil é o décimo país no ranking mundial de nascimentos prematuros. Em locais com boa assistência, grande parte dos recém-nascidos tem alta chance de sobrevivência.
A prematuridade pode ser prevenida com um planejamento familiar, bom acompanhamento de pré natal, identificando possíveis complicações e seus tratamentos, como também a realização de um parto seguro.
A campanha deste ano tem como tema “ Pequenas ações, Grandes Impactos”- Contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares.Uma das grandes estratégias adotadas é o Método Cangurú- modelo de atenção qualificada e humanizada que promove o contato pele a pele entre o recém-nascido e pais, favorecendo um vínculo do bebê com seus pais e familiares, trazendo benefícios para a saúde da mãe e de seu filho, principalmente para os recém-nascidos prematuros mais extremos.
Cada nascimento prematuro é uma história única de amor, luta e esperança. Ser pais de um bebê prematuro é uma jornada única e desafiadora.