Por Adriana Benavides
CRM-PB 10.548
Pediatria – RQE Nº: 4938
Gastroenterologista Pediátrica – RQE Nº: 4939
A diarreia aguda é uma condição prevenível e tratável e, apesar disso, ainda é a segunda causa de morte em crianças ao redor do mundo e uma das principais causas de desnutrição em crianças menores de 5 anos.
Diarreia aguda, ou seja, diarreia até 14 dias, é causada no nosso meio principalmente por causas infecciosas e dentre estas, rotavírus é o mais prevalente. Quando ocorre disenteria, ou seja, presença de sangue, Shigella é o agente mais identificado. A mais grave ameaça da diarreia aguda é a desidratação e, impressiona, como também no nosso meio, ainda há muitas mortes por diarreia aguda.
Mais recentemente, houve uma atualização sobre o manejo da diarreia aguda tanto pelo Ministério da Saúde e, logo posteriormente, pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A orientação quanto aos sinais de hidratação e sinais de alarme são fundamentais no atendimento. Sinais de desidratação como redução do volume urinário, sede ou criança que não é capaz de beber, criança que vomita tudo que ingere mostram que a criança deve ser levada imediatamente à assistência médica.
A reidratação oral deve ser estimulada, também no ambiente. Mesmo no paciente admitido com desidratação grave, foi observado que administrar por via oral a solução de SRO em doses pequenas e frequentes, tão logo o paciente aceite, acelera a recuperação e reduz drasticamente o risco de complicações.
O uso do zinco deve ser realizado por cerca de 10 dias. Nesta última atualização, o MS cita o uso de ondansetrona nos pacientes com vômitos persistentes. Ainda em 2023, o ESPGHAN (uma das maiores sociedades de gastroenterologia pediátrica) cita como efetivos tratamento da diarreia aguda o uso de apenas 3 dentre os probióticos disponíveis no mercado: Limosilactobacillus reuteri (L reuteri) Saccharomyces (S) boulardi Lacticaseibacillus rhamnosus.
A diarreia aguda ainda é um grande problema de saúde pública, inclusive no nosso meio. A reidratação é a medida mais importante e efetiva no tratamento e na prevenção de complicações.