Por Andréa Correia Nóbrega de Sá – CRM PB 8383
Ginecologia e Obstetrícia – RQE 5744
O mês de Outubro, vem se tornando Rosa desde o início da década de 90, quando foi iniciado um Movimento Internacional de Conscientização para o Controle do Câncer de Mama, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de compartilhar informações e viabilizar acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e, dessa forma, contribuir com a redução da mortalidade e melhor a qualidade de vida das mulheres acometidas por essa doença tão avassaladora e ainda tão incidente em nosso meio, com aproximadamente 74 mil casos novos previstos por ano até 2025, segundo dados do INCA (2023).
No Brasil, apenas em 2018 que foi instituída a Lei nº 13.733 e o referido mês passou a ser oficialmente dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, com o desenvolvimento de estratégias, a exemplo de iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança. Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, bem como incentivo ao aleitamento materno, é possível contribuir na redução dos riscos de surgimento da doença.
Diante disso, é preciso compreender que a Campanha do Outubro Rosa vai muito além de uma estratégia de Diagnóstico Precoce através do acesso ao Exame Mamográfico para Mulheres acima de 40 anos, como eu. Trata-se de um Movimento que precisa contemplar todas as idades através de Ações de Promoção da Saúde, Prevenção Primária e Educação em Saúde, desde o Ensino Fundamental, envolvendo todos os setores da sociedade na busca de um estilo de vida saudável todos os dias.
Que o ano todo seja ROSA.