Por Dra. Tarciane Campos Ramalho
MÉDICA CRM-PB: 4846
Mastologia RQE 2674
O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização para o controle do câncer de mama, que começou no início da década de 1990 e tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres e a principal causa de morte por câncer nessa população. Por outro lado, quando diagnosticado em seus estágios iniciais, pode ser tratado adequadamente, evitando a morte pela doença. Essa é a principal bandeira do Outubro Rosa – diagnóstico precoce.
O principal exame para identificar as lesões iniciais e que, comprovadamente reduz a mortalidade por câncer de mama, é a mamografia – que deve ser feita anualmente, em todas as mulheres, a partir de 40 anos.
O autoexame é uma ferramenta importante de autocuidado, mas não substitui o rastreamento mamográfico. A mulher, de qualquer idade, diante do espelho, pode observar e palpar suas mamas e axilas em busca de alterações na pele, palpação de nódulo e/ou secreção pelo mamilo. Se tiver dúvida ou perceber alguma anormalidade, é necessário procurar o Mastologista.
É importante reforçar que o autoexame normal, não dispensa o rastreio mamográfico. Toda mulher, ainda que não tenha sintomas, nem história familiar de câncer, deve fazer mamografia anual, a partir dos 40 anos.
No Outubro Rosa, a mensagem principal é: cuidar da saúde é um ato de amor. Isso inclui o cuidado consigo e o cuidado com quem enfrenta o processo de diagnóstico e tratamento do câncer. Cuidar pode ser ouvir, acompanhar em consultas, ajudar em tarefas do dia a dia, enfim, fazer-se presente para trazer encorajamento e esperança, evitando comparações e sobretudo, sem jamais responsabilizar o paciente por um diagnóstico tardio.
O câncer de mama ainda carrega em si muitas barreiras emocionais e sociais que precisam ser vencidas.
Cada outubro, traz uma conquista a mais.