Por Dr. José Brasileiro Dourado Junior
CRM: 7472-PB
PSIQUIATRIA – RQE Nº: 4294
O Janeiro Branco é o mês reservado para reflexão e busca de cuidados referentes à saúde mental da população. Tal condição tem se evidenciado pelo aumento de transtornos mentais observados pelas pesquisas epidemiológicas no Brasil, as quais têm apontado nossa nação com a maior prevalência de transtornos de ansiedade em detrimento aos demais países, aumento evidente de diagnósticos de depressão e por fim com desfechos negativos observados através da cessação da própria vida.
Os transtornos mentais têm aumentado e esse fenômeno ocorre devido a aspectos, como o aumento de estressores e fatores ansiogênicos atribuídos ao cotidiano atribulado, sedentarismo, má alimentação, ausência de cuidado consigo e busca intensa por soluções rápidas e precoces para os ditames do cotidiano.
Nota-se que a demanda clínica em busca de psiquiatras tem aumentado apesar da psicofobia, termo este utilizado para descrever o estigma com o portador de transtorno mental e com os profissionais de saúde, ter sido um obstáculo nessa missão de cuidar do paciente portador de transtorno mental.
Isto posto, a Associação Brasileira de Psiquiatria e suas federadas tem buscado meios de extinguir a psicofobia e ressaltar a importância da psiquiatria e do psiquiatra nesse cuidado e psicoeducando a população com o intuito de fornecer uma melhor assistência.
Nesse mês de janeiro o foco é divulgar a necessidade do cuidado da saúde mental através da busca por tratamentos para os transtornos mentais, logo é um momento oportuno para quem necessita de cuidado tê-lo. Contudo as doenças mentais são condições que afligem seus portadores a todo tempo, e em todo momento, necessitando ser reforçado o seu cuidado não só em janeiro, mas de forma perene e constante.
Portanto a reflexão nesse mês ao cuidado do portador de saúde mental é válida, contudo, é necessário reiterar que tal movimento de divulgação do cuidado deve ser repercutido a todo momento e ao longo do ano, sempre priorizando a consulta com o profissional capacitado na área, o médico psiquiatra, como também psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais que contribuem tanto nesse cuidado.
Por fim finalizo a todos os pacientes e familiares de portadores de transtornos mentais que necessitam de cuidados e tratamentos psiquiátricos, procurem um médico psiquiatra, não apenas em Janeiro, mas sempre que necessário.