O diretor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), Bruno Leandro de Souza, participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Campina Grande, na última sexta-feira (19), para debater os direitos na saúde de crianças e adolescentes. O secretário de saúde do município, Gilney Porto, a presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria e delegada do CRM-PB em Campina Grande, Socorro Martins, assim como representantes de hospitais, universidades e OAB também participaram da audiência.

Em seu discurso, Bruno Leandro, apresentou as propostas do CRM-PB: fortalecer a atenção primária, organizar os serviços em redes, realizar uma regulação de pacientes mais eficiente, capacitar os profissionais de saúde, estimular a formação de novos pediatras e criar o Plano de Cargos e Carreiras digno.

Ele ainda apresentou dados que mostram que há um déficit de pediatras e de leitos pediátricos no estado da Paraíba. “Temos 1,5 milhão de crianças no estado, então, deveríamos ter de 1,2 mil a 1,5 mil pediatras. Mas temos 829 inscritos no Conselho. A Paraíba possui ainda um déficit de leitos: faltam 55 leitos de UTI Neonatal, 105 de enfermaria e 43 de UTI pediátrica geral”, afirmou.

A audiência foi uma propositura do vereador Olímpio Oliveira e foi realizada em formato híbrido. O vereador Pimentel Filho abriu os trabalhos, que foram secretariados pela vereadora Fabiana Gomes.