O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) iniciou, na noite desta quinta-feira (6), o II Encontro Ético Científico, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Sousa. Na ocasião, médicos da região foram homenageados com uma comenda em comemoração aos mais de 50 anos dedicados à medicina. Ao todo foram homenageados cerca de 6 profissionais.

Antes das homenagens acontecerem, o evento foi aberto pela Banda Marcial Eliel Neves Rodrigues, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – campus Sousa. A banda foi regida pelo maestro José Fernandes Neto. Na sequência, o delegado do CRM-PB em Sousa, Patrício Sarmento, presidiu a conferência de abertura do evento sobre telemedicina e atendimento médico à distância, que foi proferida pelo presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

As homenagens foram esperadas pelos participantes como um momento chave. A cada entrega do prêmio um discurso era realizado pelos homenageados e pelo representante do CRM-PB que entregava a comenda.

Os homenageados foram: Antônio Medeiros Dantas, Antônio Augusto Filho, Francisco Alves de Oliveira, Francisco Deusdedit Alencar de V. Leitão, Dercy Gomes Dantas, Nicodemos Cozinho de Paiva Gadelha e Vicente Evilácio de Sousa. Por motivos superiores, alguns dos homenageados não puderam comparecer ao evento, entretanto, enviaram seus representantes, como é o caso de Vitor Araruna Carvalho, que veio representando seu avô, Antônio Augusto Filho. Para Vitor a homenagem veio com grande emoção. “Hoje meu avô esteve adoentado e não pode comparecer, porém sempre teve muito amor pela medicina, e isso vem em reconhecimento, um coroamento de todo trabalho feito por todos esses anos”, disse.

O médico Francisco Deusdedit Alencar Vasconcelos Leitão compareceu ao evento e fez questão de receber sua homenagem. Ele destacou a importância do CRM-PB em atuar não somente na capital, mas também interiorizar as ações do conselho para as demais regiões do Estado. “Interiorizar, vir aqui discutir com os médicos locais, facilita algumas perguntas que a gente deseja fazer ao conselho”, destacou. Sobre a homenagem, Deusdedit disse que serve como estímulo para a nova geração da classe médica que vem surgindo, principalmente com os avanços da tecnologia.

Ao final das homenagens, o vice corregedor do CRM-PB, Klecius Fernandes Leite, leu um texto de sua autoria, intitulado de “Toalha”. Para ele, a toalha é símbolo mais singelo entre os pacientes do sertão e seus médicos. Segundo Klecius, o sertanejo dá de presente ao médico uma toalha com o nome do profissional bordado, e isso merece ser destacado.

A primeira noite do evento teve seu encerramento com um coquetel no espaço da Unimed Sousa, servido pelos parceiros do evento: Sicredi Sousa, Unimed Sousa, da Prefeitura de Sousa e do Hospital Metropolitano de Patos.

O seminário segue com programação até o próximo sábado, 8, e contará com debates, palestras e discussões sobre diversos temas de interesse da área da saúde.