Conselheiros participaram, no último dia 31 de março, da assembleia geral ordinária e aprovaram por unanimidade a prestação de contas do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). Seguindo o modelo nacional elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o relatório de gestão apresentou detalhadamente dos principiais objetivos e metas, ações administrativas, indicadores e avaliações para gerenciamento de projetos e medidas implementadas, a execução de ações para corrigir eventuais distorções estruturais ou formais, além de mostrar a busca de melhoria gerencial e transparência no uso de recursos públicos.

Com 79 páginas, o documento foi formatado a partir de critérios estabelecidos em um sistema informatizado para todos os Conselhos, solicitando informações sobre oito pontos, que vão desde a identificação e atributos da entidade até informações contábeis.

Durante a apresentação, o presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, mostrou dados sobre os números de fiscalizações, sindicâncias, capacitações, cursos, contratações, eventos e publicações de livros realizados no exercício de 2013. No final da apresentação, os presentes puderam conferir a prestação de contas pelo quadro comparativo de inadimplência de pessoas física e jurídica, além de toda a movimentação financeira do Conselho.

Na assembléia, os conselheiros também debateram sobre alguns pontos importantes para categoria, como revalidação de diplomas estrangeiros e abertura de novas escolas médicas.

Presidente do CRM-PB apresenta metas para gestão 2014

O presidente do CRM-PB ainda apresentou as metas do Conselho para este ano. São elas: Realizar a eleição para escolha do representante do Conselho no CFM; iniciar a ampliação da sede do Conselho visando suprir as demandas da Corregedoria e do setor de Fiscalização; climatizar o “Espaço Hipócrates”; instalar a Ouvidoria do Conselho; ampliar as Câmaras Técnicas para contemplar todas as especialidades; fortalecer o vínculo com as entidades médicas na defesa dos interesses da categoria e da sociedade; dar continuidade e ampliar os programas de educação médica continuada; implementar ações de fiscalização em parceria com o Ministério Público e demais entidades interessadas; zelar pela valorização e preservação da imagem do médico perante a sociedade; defender ações contra a terceirização do SUS; envidar esforços pela valorização do serviço público através da criação da carreira de médico em todos os níveis, tendo como referencial de remuneração o piso da Federação Nacional dos Médicos; ampliação imediata das vagas para residência médica; lutar por maiores investimentos na saúde; defender de forma intransigente a relavalidação de diplomas de médicos graduados no exterior e a prestação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros; reafirmar o posicionamento contra a abertura indiscriminada de escolas médica; defender a adoção da CBHPM e sua incorporação à tabela do SUS; e desenvolver projeto sobre a saúde do médico paraibano.